Título: Alto custo e denúncia de tortura
Autor: Calcagno, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 15/04/2011, Cidades, p. 27

A Força Nacional de Segurança (FNS) atuou no Entorno entre outubro de 2007 e outubro de 2009. Nesse período, o serviço se mostrou inexpressivo diante do investimento feito na tropa de elite. Na época, o batalhão passou 19 dias no Distrito Federal aguardando para entrar em ação. O início dos trabalhos dependia de uma reunião do governo de Goiás com o do DF. Por pelo menos sete dias os homens ficaram ociosos na base montada em Luziânia (GO).

No primeiro mês de atuação, a FNS custou R$ 500 mil aos cofres públicos, mas as operações e prisões efetuadas na região foram pequenas. No início do segundo mês, a Força contava com 39 detenções e seis apreensões de armas. Enquanto isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou uma ação de 15 dias nas estradas que cortam o Entorno e o DF com uma eficiência maior. Foram 78 prisões, além da apreensão de 5,5kg de cocaína, 2kg de maconha, 51 latas de merla, mais de R$ 450 mil em mercadorias sem nota fiscal, quatro animais silvestres e cerca de 3,7 mil CDs e DVDs piratas.

Também houve denúncias contra a ação da FNS no Entorno. Três integrantes do batalhão, identificados como bombeiros, torturaram dois jovens, de 17 e 23 anos (foto). O crime ocorreu 3 de outubro de 2009. Na época, o então comandante da FNS, coronel Luiz Antônio Ferreira, desligou os acusados da tropa de elite da polícia. O trio acabou preso.