Título: Pesquisa aponta César Maia com 49% dos votos válidos
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 02/09/2004, Política, p. A-9
Candidato aparece com larga vantagem sobre os outros adversários. A pesquisa Vox Populi divulgada ontem mostra que o prefeito e candidato à reeleição César Maia (PFL) tem a mais larga vantagem sobre os adversários já detectada nas sondagens de intenção de voto desde o início da campanha eleitoral no Rio. O prefeito lidera a disputa com 49%, em contraste com os 44% verificados pela pesquisa Ibope, difundida um dia antes.
Enquanto César cresceu os adversários Marcelo Crivella (PL), e Luiz Paulo Conde (PMDB), caíram para 13% e 11% das intenções de voto respectivamente. Logo depois, vêm a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) e Jorge Bittar (PT), ambos com 6% ¿ um ponto percentual acima do identificado pelo Ibope.
Nilo Batista (PDT) ficou com 1% das intenções. Os votos brancos e nulos somam 7%, mesma quantidade de entrevistados que não definiram o voto. A pesquisa tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais e entrevistou 1001 eleitores, entre 11 e 12 de agosto.
Além de aparecer como o mais votado, Cesar Maia é visto por 67% dos entrevistados como o candidato que vencerá as eleições em outubro. Para 10%, Marcelo Crivella ganhará e 9% acreditam na vitória de Luiz Paulo Conde. Em simulações de segundo turno, o atual prefeito vence todos os adversários.
Conde disse ontem que os resultados da pesquisa Vox Populi são a mais nova "manipulação espúria" de César. "Todo mundo sabe que o Vox Populi é contratado pelo PFL nacional. É um instituto sem a menor credibilidade, cujo único registro histórico foi o seu vínculo servil ao ex-presidente Fernando Collor de Mello. Agora, o Vox Populi serve ao prefeito César Maia, o nosso George W. Bush, o homem que bombardeou e dizimou a rede municipal de saúde, transformando-a em um verdadeiro Iraque", atacou o secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.