Título: Memorial às moscas
Autor: Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 13/04/2011, Política, p. 8

Mesmo com um investimento previsto pela União de R$ 5 milhões, a reforma do antigo teatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, está em ritmo de tartaruga. No local, reconhecido historicamente como ponto de encontro de resistência estudantil durante os anos de chumbo, já deveria estar funcionando a sede nacional do Memorial da Anistia Política, conforme foi anunciado há dois anos, no Ministério da Justiça. Na ocasião, o então ministro Tarso Genro (PT), hoje governador do Rio Grande do Sul, recebeu o termo de entrega do imóvel e determinou a criação do comitê de implantação do memorial.

Hoje, o cenário é de abandono. O passeio principal do casarão virou depósito de lixo a céu aberto. Dentro do imóvel, é possível ver um amontoado de entulho e tocos de árvores jogados.

O forte cheiro de fezes e urina virou rotina nos arredores, segundo relato de vizinhos. O terreno ao lado do antigo teatro, onde a prefeitura prometeu construir uma praça, virou moradia de mendigos, bêbados e usuários de drogas.

Segundo a UFMG, a obra é tocada em parceria com o governo federal e a prefeitura de Belo Horizonte. A prefeitura informou que já fez o que lhe cabia: cedeu parte do terreno em contrapartida pelo convênio. A UFMG declarou que não fala sobre a obra e jogou a responsabilidade para o ministério. A pasta da Justiça não se manifestou até o fechamento desta edição.