Título: Surpresa na fila
Autor: Bonfanti, Cristiane
Fonte: Correio Braziliense, 13/04/2011, Economia, p. 15

A falta de horários disponíveis para emitir ou renovar o passaporte pegou muitos de surpresa. A dona de casa Iara Borja Gama, 63 anos, ganhou dos filhos um pacote para viajar para os Estados Unidos no fim de maio e precisa de um novo documento. Sem saber das filas, ela não conseguiu agendamento pela internet e só ontem foi a um posto de atendimento. ¿Disseram que meu caso não é urgente. A viagem é um presente do Dia das Mães. Eu iria com meu marido. Vou continuar tentando, mas corro o risco de não conseguir e pagar multa para remarcar o voo¿, lamentou.

A situação se repete todos os dias. Apenas no Na Hora da Rodoviária, mais de 30 pessoas tentam antecipar horário diariamente. O estudante Rodrigo Benfica Leite, 21 anos, já está com passagem comprada e hospedagem reservada para ir, em julho, para os Estados Unidos com um grupo de amigos. Seria sua segunda viagem ao exterior. No entanto, só conseguiu horário para tirar o passaporte em 20 de abril. Ontem, no Na Hora, também recebeu a resposta de que sua situação não é urgente. ¿O problema é que, depois disso, preciso do visto. No site da embaixada, só tem vaga em julho para conseguir a autorização. Vou continuar esperando¿, disse.

Prevenido, o engenheiro de telecomunicações Edgar Barbosa de Sousa, 27 anos, preparou toda a documentação antes de marcar qualquer saída do país. Começou o processo em fevereiro e apenas ontem deu entrada na renovação do passaporte. ¿O meu expira em maio. Com frequência, vou ao exterior em atividades de trabalho e preciso estar com a documentação em dia¿, observou. (CB)