Título: Explosões geram mais tensão na escola
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/09/2004, Internacional, p. A-11

Duas explosões ocorridas na noite de ontem, no exterior da escola de Beslán, onde um comando terrorista mantém mais de 300 reféns há três dias, provocaram momentos de confusão e tensão nos militares russos e em dezenas de parentes que cercam o edifício.

Algumas televisões mostraram imagens de movimentos de pessoas e alguns veículos nos acessos à escola depois das explosões.

O presidente russo, Vladimir Putin, reafirmou que o importante é "salvar a vida dos reféns" e assegurou que os esforços das autoridades visam exclusivamente essa meta.

"Os terroristas efetuaram dois disparos de lança-granadas de dentro da escola e feriram levemente em policial na perna, que já foi medicado", disse o porta-voz do ministério do Interior da Ossétia do Norte, Alan Dóyev.

Ele disse que os seqüestradores dispararam em direção a um pequeno parque que separa a escola tomada e a Casa da Cultura, onde está parte do gabinete de crise e os centros de assistência médica e psicológica aos reféns e seus familiares.

Dóyev insistiu em dizer que as forças federais "não provocaram" a ação dos terroristas, que provavelmente dispararam para manter a tensão, ou como resposta ao detectar possíveis movimentos das tropas russas de assalto, concentradas na região.