Título: Vantagem sobre Kerry
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/09/2004, Internacional, p. A-12

A pesquisa de uma empresa de consultoria canadense, entre americanos divulgada ontem, constatou uma vantagem de quatro pontos do presidente George W. Bush em relação ao candidato democrata John Kerry. O levantamento da Leger Marketing, realizado com 1.001 americanos e publicado pelo jornal Le Devoir de Montreal, foi feito em 30 e 31 de agosto, antes dos discursos do vice-presidente Dick Cheney e do próprio, Bush na Convenção Republicana em Nova York.

Segundo os resultados, das 796 pessoas ouvidas, 51% se inclinam por Bush, enquanto 47% optam pelo senador democrata John Kerry. O independente Ralph Nader conta com apenas 1% do apoio popular.

Talvez o mais importante seja o fato de que somente 18% dos indagados se dizem dispostos a mudar seu voto, uma porcentagem que contrasta com os 60% das eleições de 1992 e os 40% das de 2000, nas quais Bush saiu vitorioso apesar de não ter superado seu adversário Al Gore no total de votos. A pesquisa da Leger é a primeira divulgada depois do início da Convenção Republicana.