Título: Grifes nacionais em hotéis e resorts
Autor: Cristina Rios
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/09/2004, Indústria & Serviços, p. A-13

Empresas criam linhas para atender ao mercado hoteleiro de olho na clientela internacional. As fabricantes nacionais de perfumaria e cosméticos estão descobrindo no mercado de hotéis um novo filão de negócios. O movimento, que começou nas grandes redes internacionais - que passaram a mimar seus hóspedes com produtos de cuidados pessoais de grife, como Bulgari, Aveda e L´Occitane, começa a ganhar fôlego também no Brasil.

A Natura acaba de criar uma linha de miniaturas de sabonetes, xampus e condicionadores e cremes hidratantes da linha Natura Ekos especialmente voltada para hotéis e resorts. A Casa Granado já distribui seus produtos em redes como Sofitel (da francesa Accor) e hotéis como Copacabana Palace, no Rio, Emiliano e Grand Hyatt, em São Paulo. A Chlorophylla prepara seu ingresso nesse segmento através de parceria com uma cadeia nacional de hotelaria.

"Esse é um mercado que permite acessar um canal importante de relacionamento com um público formador de opinião", afirmou Andréa Sanches, diretora de marketing de relacionamento da Natura.

A empresa acaba de fechar seu primeiro negócio nesse segmento com o Txai Resort, localizado em Itacaré (BA). O acordo prevê a venda de 52,5 mil itens por ano da linha Ekos. Até o final de 2004, outros dois ou três contratos devem ser fechados. "A partir dessas primeiras experiências vamos partir para uma ação mais ousada em 2005".

Segundo ela, é difícil medir o tamanho desse mercado no Brasil - hoje concentrado principalmente nas mãos de fabricantes que se dedicam exclusivamente a produzir com a marca própria do hotel e algumas marcas importadas. "Mas há um potencial grande de expansão", afirmou. A Natura mapeou um universo de 300 hotéis, enquadrados nas categorias cinco estrelas, negócios e "design" e que recebem um grande volume de estrangeiros, como foco de sua atuação.

Ao divulgar a marca junto a esses turistas - segundo dados da Embratur foram 3,7 milhões visitantes estrangeiros somente em 2003 - as empresas do setor conseguem também um ponto de apoio aos seus projetos de internacionalização. "Não há dúvida de que ingressar nessa categoria ajuda a projetar a marca para o mercado externo", disse Rosane Schweidson, diretora-presidente da paranaense Chlorophylla, que pretende entrar nesse setor até o início de 2005. A empresa, que já exporta para países como Estados Unidos e Portugal e há 60 dias abriu uma loja exclusiva na África do Sul, negocia um acordo com uma cadeia de hotéis nacional.

"Embora não seja o foco principal, um projeto pode ajudar o outro", concorda Andréa, da Natura, que escolheu justamente a Ekos, uma linha com grande aceitação fora do Brasil, para se lançar nessa nova categoria de negócios. Com um faturamento bruto de R$ 1,9 bilhão no ano passado, a Natura tem planos de ampliar sua operação fora do Brasil. A empresa, que já atua com venda direta em alguns países da América Latina, como Argentina, prepara abertura de uma loja em Paris no começo de 2005.

A Casa Granado, que acaba de abrir uma representação em Nova York para ampliar suas exportações, foi uma das pioneiras nesse mercado. A empresa tem hoje um portfólio de produtos para hotéis que inclui sabonetes, xampus, condicionadores, hidratantes e gel de banho.

No ano passado, fechou o primeiro contrato para fornecer para um hotel fora do Brasil, por meio de uma parceria com o Cipriani, de Punta del Este, no Uruguai. "Os hotéis de luxo precisam criar valor para os seus serviços", disse Michel Baitelli, gerente de marketing.

Um exemplo dessa preocupação pode ser medido pela estratégia do Grand Hyatt, que desenvolveu pesquisa na qual identificou que o hóspede gasta no banheiro pelo menos 75% do tempo em que ocupa o apartamento. O resultado do estudo fez o hotel criar um programa de perfumaria VIP, que inclui, dentre outros, um sofisticado soap menu de produtos e um kit para bebês, com toda linha de toilette voltada para esse público, além de bichos de pelúcia e chinelinhos infantis.