Título: Rapidão Cometa apóia operação da Oi
Autor: Ângelo Castelo Branco
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/09/2004, Transporte & Logística, p. A-14
A tarefa de manter e operar redes de infra-estrutura para grandes corporações levou o grupo pernambucano Rapidão Cometa, terceira maior transportadora do País segundo a publicação Balanço Anual da Gazeta Mercantil, a criar um modelo logístico específico e inédito no País. Batizado de Logística de Engenharia e Manutenção de Infra-Estrutura (Log EMI), o novo produto propõe soluções de negócios para grandes corporações como operadoras de telefonia (fixa e móvel), distribuidoras de energia elétrica, mineradoras, construtoras pesadas, edificadoras e distribuidoras de gás. Primeiro cliente a utilizar a proposta, o Grupo Telemar terceirizou sua atuação na logística de engenharia e de manutenção da infra-estrutura telefonia móvel GSM.
Por meio da parceria, o Rapidão Cometa fica responsável por 100% das operações logísticas da operadora Oi, de telefonia móvel, empresa do Grupo Telemar, possibilitando que a empresa assistida foque seus esforços na prestação e manutenção de seus serviços específicos. A terceirização dessas atividades não é uma operação comum a grandes empresas e exigiu do Rapidão Cometa flexibilização e atuação em um novo conceito de serviço. O trabalho compreende a armazenagem e distribuição dos estoques de peças de reposição, a engenharia de construção da malha de distribuição, o controle do sistema de informação sobre toda operação e o transporte dos equipamentos e das peças que necessitam de logística reversa. Esses deslocamentos de material são realizados entre as 16 centrais de distribuições estrategicamente localizadas na área de concessão da operadora, bem como entre as centrais e os diversos sites da operadora. O Rapidão Cometa opera, além dos modos aéreo e rodoviário, todos os transportes especiais, de cargas sensíveis com uso de guindastes, gruas, projetando solução adequada para cada tipo de demanda.
"Além disso, dispomos de estudos constantes sobre a demanda de serviços exigidos em cada área da Oi/Telemar visando a otimização das operações", acrescenta o gerente nacional de logística do Rapidão Cometa, Celso Queiroz, que coordena uma equipe de 150 funcionários. Segundo ele, o modelo da Log EMI tem obtido os resultados esperados em infra-estrutura, logística compartilhada, diluição de custos e foco nas atividades na área que abrange as 6 mil estações rádio-base (Erb) da Oi.
"Esse modelo pode servir a qualquer empresa que tenha que funcionar sem falhas numa grande área geográfica", explica Queiroz. Para o coordenador de logística do Grupo Telemar, Marcos Couto, a possibilidade de atuar sem erro numa grande área geográfica foi o principal diferencial do Rapidão Cometa ao ser escolhido para executar o projeto, cujo investimento chega a R$ 12 milhões por ano.
"Só o Rapidão Cometa poderia nos disponibilizar infra-estrutura tão completa nas regiões Norte e Nordeste", comentou Couto. A prestadora de serviços contratada tem mais de 200 mil metros quadrados em espaço disponível dentro de armazéns.
A Log EMI é resultado de um trabalho que já completa três anos. O projeto começou quando o Grupo Telemar buscou terceirizar seus serviços de engenharia, manutenção e infra-estrutura, abrindo processo licitatório, do qual saiu vencedor o Rapidão Cometa. A criação desse modelo de logística é resultado do trabalho compartilhado entre os técnicos da Rapidão Cometa e Telemar, tornando-se um produto inédito no Brasil.
"Tal exemplo só pode ser visto em países como os Estados Unidos, Japão e algumas nações da União Européia. Aqui é uma novidade, pois as grandes corporações fazem somente a terceirização da logística de varejo, mas nunca da logística de infra-estrutura e manutenção", frisa Celso Queiroz.
A Oi mantém a primeira rede GSM do Brasil com 4,4 milhões de clientes cadastrados em pouco mais de 21 meses de operação. Focada na oferta de soluções integradas de telecomunicações, a Telemar presta serviços de voz local, longa distância, mobilidade, comunicação de dados, atendimento e Internet. A companhia detém a concessão para operação de telefonia fixa local na Região I, que abrange 16 estados do Norte, Nordeste e Sudeste, e atua também em todo o território nacional com a prestação de longa distância e comunicação de dados. Além da Oi, o Grupo Telemar abrange a empresa de contact center, Contax.
Histórico da empresa
Fundado há mais de 60 anos, o Rapidão Cometa é a maior empresa de transportes do Norte-Nordeste e terceira do País. O grupo pernambucano oferece uma variedade de soluções integradas em transporte rodoviário, aéreo e logística com controle de qualidade e a certificação ISO 9001. O grupo anuncia que decidiu investir constantemente em tecnologia e em estrutura operacional para oferecer soluções customizadas e atendimento personalizado por meio de uma central de atendimento e Internet. Sua carteira de serviços reúne um número superior a 7 mil clientes ativos, atendidos por mais de 700 veículos e 23 agentes de carga aérea em todo o País. O Rapidão Cometa realiza ao ano mais de 2,5 milhões de entregas em sua rede estratégica composta por 24 filiais. Sua capacidade de distribuição alcança 4 mil localidades, em 16 estados, além de mais de 210 países no mundo através do acordo operacional com a FedEx.