Título: Bush tem onze pontos de vantagem sobre Kerry, segundo a Time
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/09/2004, Internacional, p. A-10

O presidente dos EUA, George W. Bush, aumentou para onze pontos sua vantagem sobre o candidato democrata John Kerry, seu rival nas eleições de 2 de novembro, segundo uma pesquisa da revista "Time". A pesquisa, realizada em plena Convenção Republicana, entre 31 de agosto e 2 de setembro, dá a Bush uma intenção de voto de 52%, contra 41 % de Kerry e 3 % do independente Ralph Nader. É a primeira vez, desde o início oficial da campanha eleitoral que uma pesquisa indica a liderança clara de um dos candidatos.

Respondendo à pergunta sobre o assunto mais importante para o país, 25 % dos entrevistados citaram a economia, 24 % o terrorismo e 17 % a situação no Iraque. Entre as pessoas ouvidas, 47 % confiam mais em Bush do que em Kerry para conduzir a economia americana, enquanto 45 % consideram o candidato democrata mais preparado nesse sentido. Em relação à saúde, entretanto, Kerry conta com a confiança de 48% dos entrevistados, e o atual presidente com 42 %.

Quando o tema é Iraque, 53 % consideram Bush o mais indicado na administração da situação e 57 % pensam que ele é mais eficaz no combate ao terrorismo. Nestes quesitos, Kerry é apoiado, respectivamente, por 41 % e 36 % do entrevistados. Para 47% dos ouvidos, Bush é mais capaz de compreender as necessidades dos cidadãos. O índice de confiança de seu adversário neste aspecto é de 44 %.

Perguntados sobre qual dos dois está mais capacitado para comandar o país em tempos difíceis, 56% citaram Bush e 37 % Kerry.

De acordo com a Time, 52 % opinaram que a decisão de declarar guerra ao Iraque foi correta e 41 % a consideraram um erro. A pesquisa ouviu mais de 1.300 adultos. Destes, 50 % aprovam a forma como presidente vêm lidando com a situação no Iraque, e 59% respaldam sua política contra o terrorismo. Os resultados estão acima dos indicadores da pesquisa anterior publicada pela revista.