Título: Net levará banda larga para Goiânia (Pág. A-15)
Autor: Thaís Costa
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/09/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-15

A Net Serviços de Comunicação vai ampliar para uma nova cidade a rede bidirecional de cabos que permite prestar o serviço de acesso rápido à internet, após quatro anos de pequenas extensões apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O novo mercado será Goiânia, onde a empresa já atua em TV por assinatura. O lançamento do serviço de banda larga está marcado para meados de setembro, com investimentos de R$ 2 milhões em divulgação.

O diretor de Marketing e Produtos da Net, Ciro Kawamura, prevê a ampliação da oferta do acesso rápido à internet para outras cidades, além das dez onde já atua, mas evitou identificá-las agora.

"A estratégia é fazer crescer a base de banda larga para promover depois a voz sobre IP (Internet Protocol)", comentou o executivo.

O lançamento comercial do serviço de telefonia deve ocorrer no final do primeiro semestre de 2005, numa estratégia de substituir as concessionárias regionais como fornecedoras da primeira linha dos clientes ou ainda entregar a segunda linha. Para tanto, já há conversas com a Embratel e a Vésper, atualmente controladas pelo grupo mexicano Telmex, que passará a ser sócio também da Net. Kawamura fez questão de dizer que não há nada formalizado entre as empresas.

Com uma base de 131 mil clientes de banda larga em junho, apenas 12% empresas, a Net acredita que possa ser uma opção para o mercado residencial de telefonia local e de longa distância.

Na avaliação do executivo, a tendência é que o usuário reserve a primeira linha para receber ligações e faça uso da segunda para chamadas, o que torna a última opção uma boa fonte de receita. A Net pretende chegar ao final do ano com cerca de 180 mil clientes de banda larga ¿ o dobro do ano passado. Com esse volume, a empresa acredita que manterá a fatia de 10% do mercado brasileiro de ADSL (linha digital, usada pelas operadoras de telefonia) e cabo combinados, tecnologias que representam 82% de todos o acesso em banda larga do país.

Para fidelizar a clientela, a Net mudou os pacotes de banda larga, aumentando as velocidades de acesso, mas mantendo preços. O cliente do pacote de 128 kilobits por segundo (Kbps) passará a ter 150 Kbps. Nova campanha de divulgação do produto receberá R$ 2,5 milhões neste mês. Em dois meses a empresa lançará também a versão digital do seu principal produto, a TV por assinatura, com serviços interativos, como guia de programação.