Título: ExpoCatólica vai mostrar 20 mil itens
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/09/2004, Mídia & Marketing, p. A-16

Duas semanas antes da Ficoc, o Center Norte recebe a 2 edição da ExpoCatólica, a primeira feira dirigida ao segmento católico do País, que será realizada de 8 a 12 de setembro. A feira terá cerca de 150 expositores e uma série de eventos voltados exclusivamente à comunidade católica do País, inclusive um evento de marketing e administração de empresas para ensinar como cuidar bem de uma paróquia.

A ExpoCatólica foi criada no ano passado com o intuito de trazer para o País a experiência de países como Itália, França, Portugal e EUA, onde estas feiras existem há muito tempo. No ano passado, o evento recebeu, em cinco dias de visitação, cerca de 20 mil pessoas. "Este ano, esperamos receber cerca de 50 mil visitantes, inclusive de outros países e especialmente do Mercosul", afirma Fábio Castro, diretor da Promocat, empresa responsável pela organização.

A Promocat foi criada a partir da união da Distribuidora Loyola, que atua na distribuição de livros e artigos católicos, e da empresa Velas Nova Luz, fornecedora oficial de velas para a Basílica de Aparecida. A feira é formada por editores, fabricantes de paramentos para o Clero, fabricantes de móveis, utensílios, equipamentos, profissionais especializados em restauro de obras de arte, agentes de viagens, etc. Serão mais de 20 mil itens em exposição.

A mídia católica estará presente na ExpoCatólica com três emissoras de TV (TV Século 21, Rede Vida de Televisão, Sistema Canção Nova), 13 revistas, um portal católico e três redes de rádios, que retransmitem a mais de 300 emissoras brasileiras. Empresas provenientes da Itália, Portugal, Israel e Colômbia também vêm participar da feira.

O evento tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Arquidiocese de São Paulo. Nos dias 8, 9 e 10 de setembro a ExpoCatólica estará aberta exclusivamente a profissionais. Nos dias 11 e 12 a feira será aberta ao público. O ingresso é de dois quilos de alimento - a serem doados - ou R$ 5 cada um.

A Promocat também está preparando o 1 Seminário de Administração Paroquial e Casas Religiosas, a realizar-se durante a 2 ExpoCatólica. O seminário deverá reunir palestrantes das áreas de administração, marketing, eventos e empreendedorismo e o objetivo é a capacitação de padres e outros religiosos, administradores paroquiais e organizadores de festas religiosas.

"As necessidades de administrar um estabelecimento religioso são iguais às de qualquer outro", diz Guto Kater, do Instituto Brasileiro de Marketing Católico. O público-alvo do seminário são os mais de 20 mil religiosos e administradores paroquiais espalhados nas quase 9 mil paróquias do Brasil. Segundo o último levantamento do IBGE, no censo de 2000, 125 milhões de brasileiros são católicos confessos, ou seja, 73,9% da população.

kicker: Feira que começa semana que vem em São Paulo vai reunir 150 expositores