Título: Embratur lança em Portugal plano para atrair mais europeus
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/09/2004, Mídia & Marketing, p. A-16

O escritório da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) em Portugal planeja promover destinos turísticos do Brasil em vários países europeus, segundo informou Vera Sanches, coordenadora da entidade. Em entrevista publicada pelo jornal português O Independente, Vera afirma que preparou o chamado "Plano Aquarela", destinado aos principais agentes e operadores turísticos de Portugal e outros países europeus.

A executiva da Embratur, que coordena de Lisboa a promoção turística para toda a Europa, salientou que o objetivo é apresentar primeiro alguns produtos do turismo brasileiro, como o golfe e a pesca, e depois divulgar os destinos. A estratégia consiste em convidar ao Brasil jornalistas e editores desses setores e fazer com que depois "eles se encarreguem da divulgação", explicou.

"Todos os dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) indicam que, nos próximos dez anos, a atividade será definida entre vários segmentos e o turismo ecológico aparece em primeiro plano. O Brasil é um destino por excelência para esse tipo de oferta", disse Vera Sanches.

Ela acrescentou que o objetivo "é crescer cem por cento" no mercado português e que será organizado em breve um seminário para orientar os investimentos no turismo brasileiro. Vera Sanches destacou que o grupo português imobiliário e turístico Lusotur investe atualmente mais de 200 milhões de euros em um complexo de oito hotéis no Estado do Ceará e as redes hoteleiras portuguesas Pestana e Vila Galé dão prioridade aos investimentos no Brasil.

Além disso, em outubro será realizado em Florianópolis o congresso da Associação Portuguesa de Agências de Viagens. "O evento servirá para promover esse destino, uma cidade jovem que oferece riqueza de ofertas em ecoturismo, cultura e uma gastronomia fabulosa", reforça a executiva da Embratur.