Título: O centenário fundo, que nasceu como montepio, reúne 128 mil pessoas (Pag.B1)
Autor: Mônica Magnavita
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/09/2004, Finanças & Mercados, p. B-1

Quando em 1904, 52 funcionários do então Banco da República do Brasil se reuniram com o propósito de garantir uma pensão mensal aos herdeiros dos empregados, certamente não imaginavam estar fundando o que cem anos depois seria o maior fundo de pensão da América Latina.

Naquela época, a República brasileira ainda engatinhava e a população da capital, o Rio de Janeiro, não passava de 700 mil habitantes, que travavam uma luta desigual com diversas moléstias como varíola, febre amarela e malária. No ano anterior, a varíola havia vitimado 600 pessoas.

Nesse clima de insegurança, a principal preocupação era proteger a viúva, as filhas, as irmãs solteiras, numa época que em que o trabalho feminino se limitava ao lar e as mulheres ficavam ao desamparo com a morte dos homens da família. Com essa finalidade em mente, o grupo assinou no dia 16 de abril de 1904, o estatuto que criava a Caixa Montepio dos Funcionário do Banco da República do Brasil, o primeiro nome do fundo.

Em 1934, as epidemias já estavam controladas, graças à ação do sanitarista Oswaldo Cruz, mas a insegurança permanecia - agora vinha da política. O País havia passado pela revolução de 30, que reduzia o poder dos barões do café paulistas, havia uma nova Constituição e o gaúcho Getulio Vargas caminhava para implantar um regime ditatorial, o Estado Novo de 1937.

Mas nada disso afetou o fundo, que continuava ganhando adeptos entre os funcionários do banco e expandia o próprio conceito de previdência, antes mesmo da criação da previdência social obrigatória, que só viria depois pelas mãos de Getulio. Em 1934, a então Caixa de Montepio foi rebatizada ganhando seu nome atual: Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, mais conhecida pela abreviatura Previ.

A alteração não era ao acaso, refletia uma mudança do conceito inicial de "pagamento de pecúlio" para o de complementação de aposentadoria. Se, no início, o alvo principal era a viúva e os filhos, hoje também os funcionários se beneficiam. Atualmente, com seus mais de 128 mil associados e um patrimônio de mais de R$ 58 bilhões, a Previ é exemplo de um modelo bem sucedido na previdência complementar. kicker: Previ foi um dos criadores do conceito de previdência complementar no Brasil