Título: Mercosul tenta fixar preço local para o grão
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/09/2004, Agribusiness, p. B-12
Entidades e governos do Brasil, da Argentina e do Uruguai anunciaram na sexta-feira a criação do Fórum Mercosul de Produtores de Soja, manifestando preocupação com o excesso de produção e a intenção de ter um preço de referência regional para a oleaginosa.
O protocolo de criação da entidade foi assinado em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), durante a Expointer, uma das maiores exposições agropecuárias do País.
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o presidente do Uruguai, Jorge Batle, e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, foram alguns dos que assinaram o documento.
"O objetivo é ter uma articulação maior para que não exista uma concorrência prejudicial entre os países, o que acaba baixando os preços lá fora", disse o ministro Roberto Rodrigues.
No lançamento, participantes citaram como um dos objetivos do fórum enfrentar possíveis desequilíbrios na oferta e demanda de soja. Mas ações efetivas para controlar volume de produção foram descartadas, por enquanto.
"Estamos preocupados com a possibilidade de um crescimento indiscriminado da produção, mas não temos pretensão de estabelecer metas (volumes de produção) para a região", disse Carlos Sperotto, presidente da Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), entidade que compõe o fórum.
"Não temos intenção de criar a Opep da soja, mas temos necessidade de organizar o setor", disse Sperotto. Membros do fórum estimaram que a próxima safra de soja do Mercosul chegue a 110 milhões de toneladas.
Os produtores pretendem estabelecer critérios próprios para formação de preços e obter melhores condições de negociação do produto no mercado internacional. Segundo o presidente da Farsul, seria possível estabelecer uma espécie de preço de referência no Mercosul que estivesse vinculado à oferta e não ao fixado pela bolsa de Chicago.
Para Rodrigues, a tendência é de que o fórum evolua para a criação de uma trading privada dos países do Mercosul.