Título: "Agronegócio contribui para a alta do PIB"
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/09/2004, Agribusiness, p. B-12

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, acredita que o agronegócio deverá repetir o bom desempenho do ano passado e, com isso, garantir mais uma vez o saldo positivo na balança comercial brasileira. Para Rodrigues, o superávit comercial deste ano poderá superar US$ 31 bilhões.

Rodrigues comentou a retomada do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que já alcançou 4,2% até a metade deste ano, na comparação com igual período de 2003. O ministro ressaltou a importância do setor de agronegócio nesse resultado. "Nesse período, o agronegócio cresceu 5,7%, o que tornou possível, mais uma vez, influenciar as atividades produtivas de outros setores e, com isso, os resultados do conjunto da economia nacional", afirmou.

Impacto na oferta de emprego

O ministro da Agricultura, que participou sexta-feira de uma cerimônia oficial da 27 Expointer, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, acrescentou que até julho deste ano foram criados 1,2 milhão de empregos formais no país. Segundo Rodrigues, para cada posto de trabalho criado nas capitais, houve três novos empregos no interior do país. "Portanto, é o agronegócio que puxa também a geração de empregos em todo o território nacional".

Para Rodrigues, a própria Expointer pode ser considerada como a prova de que, "sem dúvida nenhuma, o agronegócio tem sido a grande alavanca e o grande motor do desenvolvimento nacional".