Título: Pesquisa acirra disputa na cidade
Autor: Adriana Thomasi
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/09/2004, Polítca, p. A-6

Candidatos usam estrelas de seus partidos para acabar com situação de empate técnico. Com a aproximação do dia da votação, os três principais candidatos à Prefeitura de Fortaleza fazem o que podem para se firmarem junto ao eleitorado da cidade e sair da situação de empate técnico nas últimas pesquisas. A subida de sete pontos percentuais do candidato do PSDB, Antonio Cambraia, segundo dados da última pesquisa do Instituto Datafolha causou surpresa aos adversários. "Essa é uma tendência manifestada desde o início da campanha, que evoluiu com a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, e é também um sentimento das ruas", disse Cambraia, que pretende intensificar comícios e o corpo-a-corpo junto ao eleitorado da cidade. O tucano pretende aparecer nos programas de rádio e TV ao lado das estrelas de seu partido.

A tática do tucano está sendo copiada pelo candidato do PCdoB Inácio Arruda. No final de semana, o deputado federal comunista recebeu apoio formal do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que participou de um almoço e também fez corpo-a-corpo pelas ruas de Fortaleza. A atitude de Dirceu deixou a candidatura da deputada estadual petista Luizianne Lins na berlinda. Na última reunião do Diretório Nacional em julho, o PT aprovou uma resolução, que reconhece duas coligações de esquerda. Entretanto, a cúpula do PT nacional está privilegiando de forma clara o candidato do PCdoB e deixou a cúpula estadual do PT dividida. Também na tentativa fortalecer sua candidatura, o pefelista Moroni Torgan, recebe nesta semana o apoio da cúpula do partido. No próximo sábado, o presidente nacional da sigla, Senador Jorge Bornhausen fará corpo-a-corpo com Torgan pelas ruas da cidade.

Pesquisa eleitoral

Pesquisa do Instituto Datafolha, sobre a disputa à Prefeitura de Fortaleza, divulgada na segunda-feira revela que o candidato Antonio Cambraia, do PSDB, lidera intenções de voto, com 28% da preferência do eleitorado. A sondagem mostra também que o candidato do PFL, Moroni Torgan, ganhou um ponto em relação à consulta anterior e ocupa a segunda colocação com 24%. Na terceira posição, com 23%, aparece Inácio Arruda candidato pelo PCdoB, que apresentou recuo de cinco pontos. A deputada estadual Luizianne Lins, do PT, quarta colocada na corrida para a Prefeitura de Fortaleza subiu de 3% para 8%, segundo a pesquisa.

Heitor Ferrer, do PDT, manteve os 3% da pesquisa anterior; Francisco Caminha (PHS) e Niélson Queiroz (PSC) 1%, cada. Valdir Pereira (PSTU), Marcelo Silva (PV) e Antônio Vidas (PCO), não atingiram a marca de 1%. O índice de votos brancos e nulos caiu de 8% para 3%, e o de indecisos de 9% para 5%.

A enquete realizada pelo Instituto Datafolha, entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro, ouviu 881 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sondagem com eleitores que já definiram seu voto mostra uma situação de empate técnico entre os três primeiros colocados. O candidato pefelista Torgan tem 64% das intenções de voto dos eleitores decididos. Em segundo lugar aparece Inácio Arruda com 63% da preferência de eleitores. Ele é o candidato com maior crescimento nesse cenário, o resultado anterior apontava 45%. Cambraia alcançou 61%, diante dos 57% da pesquisa anterior. A deputada petista é apoiada por 45% dos consultados admitem estar decididos a votar na candidata.

Na pesquisa espontânea, os percentuais dos três primeiros colocados também ficam próximos: Antonio Cambraia tem 20% das intenções de voto, Inácio Arruda, 16%, Moroni Torgan, 15%. Luizianne Lins e Aloísio Carvalho (PMDB) aparecem com 3%, enquanto Heitor Ferrer (PDT), ficou em 1%. Os outros candidatos ficam com 3%, na soma, e brancos e nulos, 4%.

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha, após o início da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão em Fortaleza, mostra que pouco menos de um mês das eleições, cerca de 38% dos eleitores ainda podem mudar de voto.

Disputa no 2º turno

Em simulações de um possível segundo turno na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, pesquisa do Instituto Datafolha mostra o acirramento entre os três primeiros colocados, que aparecem em empate técnico em três cenários diferentes. Caso a disputa seja entre Cambraia e Moroni, o tucano teria 45%, contra 43% de Moroni. Contra Inácio, Cambraia também está na frente, com 46%, contra 45% do comunista. No terceiro cenário, Moroni teria 49%, contra 43% de Inácio Arruda.