Título: Brasil e China assinam acordos de cooperação
Autor: Jiane Carvalho
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/09/2004, Energia, p. A-7

Os ministérios das Minas e Energia do Brasil e do Comércio da China assinaram na segunda-feira memorandos de entendimento para cooperação bilateral nos setores de petróleo, gás natural, combustíveis, eletricidade e mineração. O memorando envolve, no setor de energia, as brasileiras Petrobras e Eletrobrás e as chinesas Sinopec e Citic. O documento assinado durante a visita da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, à China prevê a formação de um grupo misto de trabalho que será responsável pela implementação das ações previstas neste acordo, com prazo de validade de dez anos renováveis por mais dez.

No setor de petróleo e derivados, o principal acordo foi assinado entre Petrobras, BNDES, Sinopec e o China Exim Bank, banco de fomento à exportação daquele país. A Sinopec - estatal que atua na produção e distribuição de petróleo cru, derivados e gás natural - é responsável por 57,8% do suprimento de combustíveis na China.

As negociações para estreitar a cooperação entre os dois países se intensificaram em maio, durante a visita do presidente Lula ao país. O primeiro acordo entre Petrobras e Sinopec foi assinado logo após esta visita e previa uma cooperação com o objetivo de identificar oportunidades no setor de petróleo e gás no Brasil. Um primeiro resultado do acordo entre as estatais pode ser a construção do Gasene, gasoduto que vai de Cabiúnas (RJ) a Catu (BA).

O Gasene vai interligar as malhas de gasodutos do Sudeste à malha do Nordeste, criando a possibilidade de transporte do gás entre as regiões. O acordo envolve dois trechos capixabas do gasoduto - de Cabiúnas à Vitória e de Cacimbas à Catu - e deve consumir US$ 900 milhões. O acordo assinado define Petrobras e Sinopec como as responsáveis pelo projeto de engenharia, o China Exim Bank como a instituição a captar recursos e o BNDES como o tomador dos recursos do banco chinês e financiador direto do projeto.

Outro memorando assinado é entre Eletrobrás e Citic - grupo com 44 empresas afiliadas e participação em 10 holdings. O memorando estabelece um acordo geral de cooperação entre as duas empresas para desenvolver estudos conjuntos para a implementação de projetos de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil. Isto inclui a repotencialização de usinas da Eletrobrás, avaliação da construção da térmica de carvão de Candiota (RS), assim como de hidrelétricas como a de Jirau (rio Madeira) e de Belo Monte (rio Xingu).