Título: Mais dois envolvidos saem da cadeia e resta agora apenas um preso
Autor: Hugo Marques
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/09/2004, Nacional, p. A4

Apontados pela Polícia Federal (PF) como os principais cabeças da quadrilha dos "vampiros" - acusada de desviar recursos do Ministério da Saúde -, o empresário Lourenço Rommel Pontes Peixoto e o lobista Jaisler Jabour foram soltos da cadeia na última sexta-feira. Dos 17 "vampiros" presos pela Polícia Federal, só permanece na prisão, em São Paulo, o lobista Laerte de Arruda Corrêa Júnior.

Vice-presidente do Jornal de Brasília, Lourenço Rommel, ficou preso por 104 dias. O empresário foi solto na última sexta-feira, às 22 horas. O advogado do empresário, Marcus Paiva, impetrou vários recursos na Justiça Federal de Brasília para tentar soltar seu cliente. Segundo Paiva, a Justiça Federal libertou Rommel por entender que ele já estava preso por excesso de prazo. Lourenço foi solto junto com Jaisler Jabour.

Paiva afirmou que as provas contra seu cliente são "inconsistentes". Para o advogado, o que existe são gravações feitas pela PF, em nomes de apelidos. "Envolveram o Lourenço pelo apelido de barba. E dizem que é ele pelo fato de usar barba ", reclamou Paiva.

O advogado afirmou que ainda não conseguiu as escutas telefônicas de todas as pessoas acusadas de pertencerem à quadrilha dos "vampiros". A Justiça Federal, segundo Paiva, só liberou as escutas em que aparecem Lourenço conversando com outras pessoas.

Um dos delegados da PF que acompanham a Operação Vampiro lamentou que o empresário e o lobista tenham sido soltos. Para o delegado, seria preferível que o grupo ficasse preso até o cruzamento final dos dados, mas, oficialmente, a PF nunca contesta a decisão da Justiça Federal. "É convicção do juiz e a gente não pode intervir. Estamos trabalhando para tentar chegar um pouco mais longe, mas é coisa que demora", disse um dos investigadores.

O envolvido que continua preso, o lobista Laerte de Arruda, vem tentando sair da cadeia alegando problemas de saúde, mas ainda não convenceu a Justiça. Segundo um dos advogados que defendem os vampiros, Laerte é diabético.