Título: PSDB busca apoio do PSB para o 2º- turno
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/09/2004, Política, p. A-8

O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), um dos coordenadores de campanha do candidato à prefeitura de São Paulo, José Serra, admitiu, ontem que a cúpula da legenda já iniciou as negociações com a candidata Luiza Erundina (PSB) para discutir apoio numa eventual disputa no segundo turno contra a prefeita Marta Suplicy, mas descarta a ajuda de Paulo Maluf (PP).

"Sim, buscamos o apoio da Erundina e queremos o apoio dos eleitores do Maluf. O partido não buscará nenhum apoio formal do candidato do PP. Mas as pesquisas mostram que os eleitores malufistas votariam no Serra no 2º turno."

Em queda livre nas pesquisas de intenção de voto, a ex-prefeita socialista aventou, há duas semanas, a possibilidade de apoiar o candidato tucano, caso não vá ao segundo turno, mas voltou atrás e até mudou de tática na propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV. Abandonou o ataque em duas frentes, José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT), para agora centrar fogo apenas no tucano.

A mudança, vista desde segunda no rádio e na TV, foi motivada pelo desempenho da candidata nas pesquisas -a coordenação de campanha da ex-petista Erundina liga o movimento dela mais a Serra do que a Marta. "Existe uma relação umbilical entre Serra e Erundina: se um subir, o outro vai descer", diz o coordenador político, James Lewis.

Na TV, a Luiza Erundina afirmou que "o País entrou na maior recessão da sua história quando José Serra ocupou o Ministério do Planejamento (1995-1996), e hoje finge que não tem nada a ver com o passado." O nome da prefeita e candidata à reeleição Marta Suplicy não foi citado. Na terça, até os candidatos do PSB a vereador entraram no esforço para atacar o candidato tucano José Serra.