Título: Homem usa mais cosméticos
Autor: Regina Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Primeira Página, p. A-1

As vendas de produtos para a pele masculina disparam no Brasil. Os homens já são responsáveis por 9,1% dos produtos cosméticos vendidos no Brasil, nicho que apresentou um crescimento de 142,5% nos últimos cinco anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética (Abihpec) e que movimentou cerca de R$ 860 milhões no ano passado.

Estes números, que de acordo com o instituto de pesquisa europeu Euromonitor colocam o País como o 7 mercado mundial para produtos masculinos do segmento, tem atraído empresas como a Nazca Cosméticos e a Impala, tradicionais fabricantes de produtos para a mulher, que estão diversificando suas linhas de produção para atender também o público masculino.

"O homem descobriu que a pele masculina é diferente e exige produtos específicos para o rosto e o corpo, e está disposto a usá-los", afirma Leonardo Almeida Ramos, gerente de marca da Biotherm, que tem a linha Biotherm Homme. Segundo ele, o foco prioritário para o consumo destes produtos é "o homem entre os 20 e 35 anos, os jovens de espírito, pessoas pró-ativas e que correspondem ao estereótipo moderno do metrossexual", a designação fashion-mercadológica para o homem das grandes cidades, que investe uma parte expressiva do salário em cosméticos, gosta de vestir-se bem e acha a boa aparência fundamental.

De todo jeito, mesmo fora deste perfil, as empresas de cosméticos têm descoberto que a forma mais segura de alcançar o público masculino para este novo consumo é partir para produtos do dia-a-dia, como os cremes para barbear, incorporando elementos mais sofisticados para o cuidado com a pele.

"A melhor forma de levar o homem a usar estes produtos é incorporá-los ao seu dia-a-dia, vencendo, assim, as barreiras do machismo", diz Ricardo Almeida, presidente da Inccare, empresa que chegou ao mercado no ano passado e que desde o princípio se dedicou a desenvolver uma linha específica para homens.