Título: Os novos serviços da internet
Autor: Wanderley Immezi
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Opinião / Editorial, p. A-3

A conectividade é ferramenta de sobrevivência das empresas. Ao longo dos últimos cinco anos, a conexão com a internet foi sendo adaptada a cada dia para a geração de novos serviços e novas tecnologias, principalmente no desenvolvimento de aplicações de áudio e vídeo em tempo real. Tais aplicações tornaram-se possíveis devido ao crescente aumento de usuários de conexão banda larga.

Nessa transformação tecnológica a internet deixou de ser uma simples ferramenta de navegação e envio de mensagem pelo correio virtual, e passou a ser essencial para agregar valor a serviços, conquistar novos clientes e mercados, além de manter mais satisfeitos os já existentes.

A evolução da conectividade dá espaço para o desenvolvimento de tantas outras formas de comunicação. Entre elas podemos citar o exemplo das emissoras de TV. Notamos que todas, sem exceção, tentam estabelecer canais de interação utilizando como veículo de comunicação o telefone ou o e-mail. Surge, então, a implantação das emissoras de TV via internet, que permitem novos tipos de aplicações jamais sonhados pela televisão convencional, como canais personalizados com interatividade total junto a seu público, além, é claro, de contar com investimentos em infra-estrutura muito inferiores a uma emissora de TV padrão.

Outras possibilidades são as soluções que permitem realizar visitas virtuais a ambientes distantes ou transmissões de eventos ao vivo com total interatividade entre o evento e o internauta. Essa é a evolução das videoconferências, que, do ponto de vista das empresas, era, ou parecia ser no início, a solução que geraria a interatividade entre diferentes pontos da corporação.

No entanto, essa ferramenta esbarrou em uma série de dificuldades em sua implantação, desde a necessidade de uma conexão de altíssima velocidade até uma pesada infra-estrutura de servidores. A grande e crescente demanda dos serviços de transmissão de eventos ao vivo verificada nos últimos meses demonstra que o mercado se conscientizou da importância desse canal de comunicação, trazendo uma série de benefícios para o público que deseja participar do evento, mas, por algum motivo, não pode estar presente.

Hoje, com modernas ferramentas para transmissão de imagens, o investimento para a realização da interatividade entre diferentes locais da empresa, com certeza, é muito menor. De acordo com os investimentos previstos para o setor de telecom, a curto prazo serão disponibilizados ao mercado diversas soluções para interatividade entre locais, utilizando a internet como ferramenta de acesso.

Por meio da internet e da utilização da conectividade, conseguimos expandir e realizar uma efetiva interatividade com o público internauta. É possível criar unidades centrais de atendimento por chat de texto e voz ou, ainda, visualizar a imagem do internauta, formatando um canal de comunicação direto e personalizado com o público. A conectividade, hoje, pode ser vista como a ferramenta de sobrevivência das empresas de amanhã. As que resistirem a essa modernização, com certeza, perderão competitividade.

kicker: A rede mundial deixou de ser um simples recurso de navegação e correio virtual