Título: Um novo estilo nas viagens internacionais
Autor: Fonseca, Marcelo da
Fonte: Correio Braziliense, 16/04/2011, Política, p. 4

DILMA NA CHINA Especialistas avaliam que diferença de postura entre a presidente e Lula traz avanços para a imagem do Brasil no exterior »

A comparação é inevitável. Os discursos espontâneos, as brincadeiras e as quebras de protocolo deram lugar a uma ação mais metódica, pronunciamentos lidos à risca e postura mais cautelosa, sem improvisos. Os presidentes que tiveram um relacionamento mais próximo com Luiz Inácio Lula da Silva podem sentir falta da figura carismática do petista durante as visitas internacionais, mas, para especialistas, a mudança é positiva e o estilo de Dilma Rousseff traz avanços para a imagem do Brasil no exterior.

¿O jeito da Dilma é bem diferente do que estamos acostumados a ver. E as pessoas de outros países que estavam acostumadas com as características mais informais de Lula vão perceber isso rapidamente. O ex-presidente tem um carisma muito grande, mas se por um lado ele chamou atenção por sua espontaneidade, também incorreu em alguns erros por causa da mesma característica. Já Dilma tem um perfil mais reservado, porém muito assertivo e firme, o que é ótimo para o Brasil no contexto internacional. A diminuição das luzes sobre a presidente pode proporcionar relações bem pensadas e acordos baseados nos interesses da nação¿, afirma o coordenador do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, Danny Zahredinne.

O ex-presidente, recebido como ¿superstar¿ em muitos países e elogiado por conseguir projetar o Brasil comercialmente, recebeu críticas pelas ações intuitivas em alguns casos e com muitos improvisos. As tentativas de acordos com o Irã, contrariando a grande maioria de países do G-20 e a condenação do golpe em Honduras, em 2009, gerou situações constrangedoras para a diplomacia brasileira. ¿Depois de conquistar grande popularidade até mesmo no cenário externo, o ex-presidente Lula extravasou em muitos aspectos que não deveria. Em certas situações, o Brasil ficou em situação delicadíssima, quando tomamos o lado de países que não deveríamos. Dilma se mostra muito técnica no início das relações com outros países, bem centrada e sem muito estardalhaço¿, disse o cientista político Gaudêncio Torquato.

Semelhanças A diferença na atitude da presidente e seu antecessor não reflete uma grande mudança nas posturas adotadas por Dilma no início do mandato. Assim como Lula, que em janeiro de 2003 visitou a Argentina, ela começou sua trajetória de visitas internacionais pelo país vizinho e deixou claro o grande interesse nas relações com as nações sul-americanas. Na China, primeira viagem fora do continente, a presidente reforça os laços com economias consideradas importantes para os interesses nacionais, priorizando os grandes parceiros.

¿Apesar das diferenças nas personalidades, vejo na Dilma os fundamentos básicos muito parecidos do governo anterior. O alinhamento com potências médias, sem deixar de lado qualquer país considerado importante comercial e politicamente. A Ásia é hoje um local de grande interesse e, assim como no governo Lula, continuamos nos aproximando cada vez mais de países que antes eram deixados de lado¿, explica Zahredinne.