Título: Ministros em ação para ganhar eleitores
Autor: Edson Álvares da Costa
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Política, p. A-7

"A única chance de Palocci ajudar Ribeirão Preto é se o candidato do PT vencer a eleição municipal. Se o próximo prefeito não for do PT, acho que o Palocci não vai trazer dinheiro para a cidade, não." A afirmação, do eleitor Francisco Thiago, ex-metalúrgico e técnico em química, reflete com clareza um dos pilares da estratégia do PT para estas eleições: seduzir os eleitores acenando com supostas vantagens que os municípios teriam caso o prefeito eleito seja do mesmo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No último fim de semana, com gastos bancados pelo partido, cinco ministros petistas visitaram 15 cidades de sete estados, todas com população acima de 150 mil habitantes. Na campanha em Ribeirão Preto, onde o ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, foi prefeito por duas vezes, a mensagem de benefícios vinculados ao governo federal é explícita.

Na última sexta-feira, dois ministros, José Dirceu, da Casa Civil, e Ricardo Berzoini, do Trabalho e Emprego, estiveram na cidade, em comício que reuniu 2 mil eleitores no bairro Jardim Centenário. Em pouco mais de um mês, o município recebeu a visita de meia dúzia de ministros, além de secretários de Estado, assessores especiais de ministérios, senadores e outros caciques petistas.

"Venho para trazer nosso apoio, solidário e militante, na certeza de que vamos continuar governando Ribeirão Preto. Vamos trabalhar juntos, o governo federal e Ribeirão, para continuar liderando esta região", disse Dirceu, que prometeu trazer investimentos em infra-estrutura para a cidade.

Segundo Berzoini, a intenção do PT é eleger o maior número de prefeitos no País, para que as administrações municipais e federal trabalhem em sintonia. "Mas Ribeirão Preto tem um símbolo especial, por ser a terra de Palocci", disse.

"Ribeirão Preto deu um grande exemplo para o País. Teve a generosidade de abrir mão de Palocci para o governo Lula. Agora, com o apoio do ministério, vamos vencer mais uma vez aqui", afirmou o minstro Berzoini.

Manobra de pouco efeito

Por enquanto, a manobra parece não ter surtido o efeito desejado, pelo menos na região de Ribeirão Preto. Das 15 cidades comandadas pelo PT na região, somente em duas delas ¿ Araraquara e São Carlos ¿ os candidatos do partido lideram as pesquisas de opinião.

Em Ribeirão Preto, a três semanas do primeiro turno, o prefeito Gilberto Maggioni (PT) permanece num desconfortável terceiro lugar nas intenções de voto, atrás de Baleia Rossi (PMDB) e Welson Gasparini (PSDB), segundo pesquisa do Instituto Verdata divulgada na quinta-feira passada.

Apesar do esforço do governo federal, a participação de Palocci na campanha de Maggioni, seu ex-vice-prefeito, foi tímida até agora. O ministro da Fazenda gravou breve depoimento para a propaganda na TV, que foi ao ar apenas na primeira semana do horário eleitoral gratuito. A última vez que visitou publicamente a cidade foi em 27 de julho, quando participou de um evento promovido pela prefeitura para empresários da região.

A oposição, que tem atacado a gestão deficitária de Palocci e Maggioni na prefeitura de Ribeirão Preto, acredita que o ministro não tenha mais a popularidade de outros tempos e que, por esta razão, Palocci não se envolveu tanto na campanha municipal.

Não há pesquisas sobre o índice de popularidade de Palocci na cidade e o PT não tem data marcada para a vinda do ministro à sua terra natal. Possivelmente, o ex-prefeito seja uma carta na manga do PT, a ser jogada na fase final da campanha. Agora a cidade ¿ tanto petistas quanto a oposição ¿ espera a visita do filho ilustre.