Título: Bush e Kerry lembram 11 de setembro
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Internacional, p. A-8

O governo norte-americano lembrou neste fim de semana, com fortes cores políticas, o terceiro aniversário dos atentados de 11 de setembro, diante da proximidade das eleições presidenciais de 2 de novembro. O presidente George W. Bush fez, na homenagem, seu habitual discurso de rádio dos sábados que, contrariando o costume, foi lido ao vivo. Na ocasião, Bush reafirmou que os Estados Unidos devem seguir adiante na luta contra o terrorismo se quiserem evitar novos atentados.

Repetindo sua mensagem mais freqüente na campanha eleitoral, o presidente afirmou que "o país não retrocederá até encontrar os terroristas que planejam assassinar os aliados". Até agora, o presidente só havia lido seu discurso radiofônico ao vivo em uma ocasião, em março de 2002, ao anunciar uma série de medidas para estimular a economia norte-americana

O terceiro aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro ocorreu a menos de dois meses das eleições presidenciais. Pesquisas eleitorais mais recentes concedem a Bush uma vantagem de pelo menos sete pontos contra o democrata John Kerry, por conta, entre outros fatores, de os eleitores considerarem Bush mais decidido contra o terrorismo que seu oponente.

Paralelamente ao discurso de George W. Bush, o candidato democrata, John Kerry, senador por Massachusetts, lembrou os atentados em Boston, local de onde decolaram dois dos aviões envolvidos nos ataques contra os Estados Unidos, há três anos. "Somos um país unido em nossa determinação inquebrantável para defender a nação e capturar os terroristas antes que eles nos capturem", afirmou Kerry, em discurso de rádio.

Campanha contra o terror

A segurança e a guerra contra o terrorismo é uma das grandes áreas nas quais Bush e Kerry tentam ganhar a simpatia dos eleitores. Bush, entretanto, possui vantagem. Segundo levantamento publicado pelo jornal The Washington Post, 57% dos cidadãos norte-americanos aprovam a forma como Bush conduziu a campanha contra o terrorismo, enquanto 35% dos entrevistados acreditam que Kerry faria melhor.

O medo dos norte-americanos diante de um novo atentado aumentou na semana passada depois da transmissão na rede de televisão árabe Al Jazira de um vídeo no qual o "número dois" da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al-Zawahri, afirma que os combatentes islâmicos ganharão a guerra no Iraque e no Afeganistão.

Nos Estados Unidos, o vice-presidente Dick Cheney chegou a dizer na terça-feira que uma "má eleição" no dia 2 de novembro poderia levar a novos ataques terroristas. Diante da polêmica levantada, Dick Cheney suavizou suas declarações posteriormente, assegurando que "seja quem for o eleito como presidente, terá de prever mais ataques".