Título: Trabalho nos escombros deixou seqüela respiratória
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Internacional, p. A-8

Três em cada quatro operários que trabalharam no salvamento e recuperação do local onde estava o World Trade Center, depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 , apresentaram sintomas de doenças respiratórias pela primeira vez, ou agravados, como sinusite, segundo um estudo divulgado na semana passada.

Cerca de 60% dos 1.138 trabalhadores examinados apresentaram novas ou piores deficiências respiratórias. O estudo, patrocinado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, examinou trabalhadores não filiados ao Corpo de Bombeiros da Cidade de Nova York , e incluiu funcionários de empresas de utilidade pública e de construção.

O estudo também evidência que a destruição e colapso das torres gêmeas produziram uma série de problemas de saúde para as pessoas que trabalhavam e viviam perto do atual Marco Zero. Uma pesquisa anterior do Corpo de Bombeiros de Nova York detectou complicações respiratórias nesses trabalhadores, disse o atual estudo. Cerca de 10 mil pessoas do Corpo de Bombeiros estiveram no local, expostas aos perigos de contaminação química.

"Constatamos que essas pessoas foram afetadas por sérios e persistentes danos à saúde física e mental, devido aos seus heróicos esforços", disse Robin Herbert, médico e professor de medicina preventiva na Mount Sinai School of Medicine, em Nova York , que ajudou a conduzir o estudo.

Cerca de 40% dos trabalhadores apresentaram problemas menos graves, como tosse e respiração ofegante, que persistiam até um mês antes dos testes, feitos de julho a dezembro de 2002. Um entre cada dois trabalhadores registraram problemas respiratórios contínuos, como sinusite, espirros e coriza. Das 610 pessoas examinadas que estiveram no Marco Zero no 11 de setembro, 51% ficaram dentro da nuvem de poeira formada pela queda das torres. Apenas 21% dos pesquisados disseram ter usado protetores para o rosto durante o trabalho no local, de 11 a 14 de setembro.