Título: Explosão na Coréia do Norte aumenta temor de teste nuclear no país
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Internacional, p. A-9

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, afastou ontem a possibilidade de a forte explosão detectada quinta-feira na Coréia do Norte ter sido resultado de teste nuclear, mas não sabe se Pyongyang se prepara para fazer uma experiência desse tipo. Em declarações ao programa "Meet the Press", da NBC, Powell declarou que os norte-coreanos "não fizeram um teste nuclear".

Segundo o secretário de Estado, não há "nada concludente" nas informações sobre a explosão, que semeou alarme relativo à existência do programa nuclear norte-coreano. Ontem o governo britânico pediu explicações à Coréia do Norte.

O jornal The New York Times publicou ontem que a Casa Branca recebeu informações de serviços de espionagem que indicam que a Coréia do Norte se prepara para fazer seu primeiro teste nuclear.

Em Seul, fontes sul-coreanas e chinesas citadas pela agência de notícias Yonhap descreveram uma grande explosão que formou uma nuvem preta em forma de cogumelo de raio superior a três quilômetros. O fato, ocorrido na província de Yanggang, no Norte, coincidiu com o 56º aniversário da fundação desse país comunista. O governo de Seul convocou o Conselho de Segurança Nacional para analisar a situação.

Perto do lugar onde ocorreu a explosão, o montanhoso distrito de Kim Hyong-jik, fica a base de mísseis norte-coreana de Daepodong, onde são fabricados foguetes capazes de atingir qualquer ponto da península coreana, do Japão e de grande parte do Pacífico. Entre as causas analisadas da explosão, estaria a possibilidade de um arsenal ou de fábrica de armas ter explodido.