Título: Schincariol relança a Primus pelo Nordeste
Autor: Ângelo Castelo Branco
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Mídia & Marketing, p. A-14
O Grupo Schincariol lançou exclusivamente para a região Nordeste, onde sua marca Nova Schin lidera o mercado de cervejas nos estados de Pernambuco com 31,2%, Sergipe com 32% e na Bahia com 36,5%, uma campanha concebida pela agência Lew Lara para o relançamento de sua cerveja premium, a Primus. A bebida, lançada há dois anos, é aprovada por certificado internacional expedido na Alemanha e fabricada com malte e lúpulo de qualidade diferenciada.
O diretor da empresa para o Nordeste, Carlos Javier Benielli, disse que o objetivo é reforçar a liderança da Nova Schin em toda região até o final de 2004 aproveitando inclusive a alta temporada de Verão, que estimula o consumo graças ao clima propício no litoral e nas grandes cidades nordestinas. Ele informou que a bebida será comercializada em mais de mil pontos de vendas, entre os estados da Bahia e Ceará.
O gerente de marketing da Schincariol, Luiz Cláudio Taya de Araújo, enfatizou que o Nordeste é o grande celeiro de crescimento econômico do País e previu que as vendas da cerveja fina Primus tendem a crescer rapidamente. "A nova versão da Primus está mais leve. A decisão de colocar inaugurar a versão no mercado nordestino está na linha das diretrizes corporativas do grupo, que passou por uma ampla reestruturação no início de 2004", explicou, sem detalhar o valor específico para a campanha. No total, o grupo cervejeiro prevê investir R$ 180 milhões em comunicação até o final deste ano.
A campanha nordestina, que entrou no ar na televisão e no rádio no último domingo, será agora estendida à mídia impressa e foi criada pelo pernambucano Dedé Laurentino, da equipe da agência Lew Lara. A idéia é transferir o sentimento de paixão e de sedução para a cerveja dentro de um enredo que terá desdobramentos como se fosse uma novela.
No filme de estréia percebe-se, por exemplo, que uma dançarina repudia, com gestos, o assédio inconveniente de um garçom visivelmente atraído pela moça. A cena acontece como um detalhe no canto direito da tela e a intenção é a de gerar indagações que serão respondidas nos filmes seguintes. A música tema da campanha foi composta pela equipe da própria agência e a voz é de uma cantora amadora, descoberta numa manhã de domingo num estúdio, quando gravava um CD pessoal, e chamou a atenção da equipe da Lew Lara.
Segundo maior grupo cervejeiro do País e com capital 100% nacional, o Grupo Schincariol figura entre as 500 maiores empresas do Brasil, emprega diretamente cerca de sete mil pessoas e tem um faturamento anual da ordem de R$ 1,7 bilhão. Além da unidade de Itu (SP), a maior fábrica de cerveja da América Latina, a companhia possui outras cinco unidades industriais: Alagoinhas (BA), Macacu (RJ), Caxias (MA), Alexânia (GO), e Recife (PE).
A capacidade de produção do Grupo Schincariol é de 2,1 bilhões/litros de cervejas e 1 bilhão de litros de refrigerantes, águas e sucos/ano. Essa produção é colocada em 25 Centros de Distribuição próprios espalhados pelo Brasil e por 250 parceiros distribuidores, que se encarregam de alcançar aproximadamente um milhão de pontos-de-venda, além do atendimento direto às principais redes de supermercados.