Título: Governo do Piauí e Sebrae divulgam imagem do estado
Autor: Ana Paula Machado
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Gazeta do Brasil, p. B-14

A iniciativa visa a elevar em 30% o número dos turistas brasileiros que visitam anualmente o estado. O governo do estado do Piauí e o Sebrae estão desenvolvendo ações de marketing para promover o turismo naquele estado. Esta semana chega ao fim em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o ciclo de palestras e workshops para vender as potencialidades piauienses no país. Segundo o coordenador do Sebrae-PI, Gilson Vasconcelos, a expectativa é aumentar em 30% o número de pessoas que visitam o estado.

No ano passado, cerca de 80 mil turistas tiveram como destino o Piauí, o que representa cerca de 6% do número de pessoas que visitaram o Ceará no mesmo período, 1,2 milhão. "Além do turismo convencional do Nordeste, mar e sol, o estado tem ainda capacidade de desenvolver o turismo ecológico nos parques nacionais e o arqueológico na Serra da Capivara", disse Vasconcelos.

Na última semana, cerca de 40 empresários do setor turístico estiveram em Belo Horizonte para realizar negócios com as agências e operadoras de viagens mineiras. Segundo Vasconcelos, a capital mineira foi a quarta investida do Sebrae-PI. A caravana já percorreu por São Paulo, Porto Alegre e Brasília. "São cidades que enviam o maior número de turistas para o Nordeste brasileiro e o Piauí quer se inserir nesse roteiro", afirmou o coordenador do Sebrae-PI.

Ele acrescentou que desde o ano passado a entidade e o governo estadual estão desenvolvendo ações para estimular a atividade no estado. Com isso, as agências de viagens já elaboraram um circuito turístico contendo todas atrações do Piauí. "O objetivo, além de fortalecer o turismo entre estados, é estimular também o turismo interno, pois, 80% dos turistas são piauienses", disse.

Vasconcelos acrescenta que é no Piauí que está localizado o terceiro delta oceânico do mundo e o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Comparado à Foz do Rio Nilo, na África, e do Mekong, na Ásia, o Delta do Parnaíba envolve 7 cidades e 73 ilhas. "Algumas ilhas são verdadeiros santuários ecológicos, onde podem ser encontradas espécies em extinção como o guará vermelho e o peixe boi. A única preocupação ao passear pela região é escolher entre as centenas de pratos à base de camarão, siri e caranguejo que são oferecidos aos turistas", acrescentou ele.

É no Piauí que também está localizado o Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade pela Unesco e caracterizado por formações rochosas, pontilhadas e de milhares de sítios arqueológicos, com as famosas pinturas rupestres.

"O turismo é o maior gerador de empregos do mundo com mais de 200 milhões de postos de trabalho gerados, ou seja, um a cada 12 no mundo. O setor de micro e pequenas empresas é um dos mais representativos no segmento do turismo. Por isso é oportuno incentivarmos projetos que permitam a geração de postos de trabalho e renda para as comunidades beneficiadas", afirmou o coordenador do Sebrae-PI.