Título: Intercâmbio de conhecimento
Autor: Alberto Varano
Fonte: Gazeta Mercantil, 14/09/2004, Opinião / Editorial, p. A-3

Grandes empresas unem-se para investir na educação corporativa. É consenso que o conhecimento e o capital humano são os fatores críticos de sucesso de uma organização. Mais que isso, talvez o investimento nesses fatores seja condição de sobrevivência das organizações no contexto moderno. Por isso, muitas empresas têm investido não só em treinamento de seus colaboradores, mas em infra-estrutura específica de educação corporativa.

Visto o notável crescimento das atividades de educação corporativa e o conseqüente surgimento de necessidades específicas nesse âmbito, algumas das maiores empresas do Brasil resolveram unir-se para formar a Associação Brasileira de Educação Corporativa (Abec).

Baseada no conceito de aliança estratégica, onde um mais um deve resultar em mais de dois e proporcionar aos parceiros maior probabilidade de sucesso em um contexto competitivo do que se estivessem sozinhos, os associados da Abec fortalecem-se ao encontrarem outras organizações com as quais podem cooperar.

Fundada há poucos meses e tendo o aval do MEC, MTE e MDIC, a Abec conta com associados de peso como CVRD, McDonald¿s, Fiat, Embratel, Votorantim Cimentos, Natura, Caixa Econômica, Unimed, Hospital Albert Einstein, Eletronorte e Metrô de São Paulo, para citar alguns.

Entre os objetivos definidos para os próximos dois anos destaca-se o ganho de economia e eficiência no desenvolvimento e aquisição de produtos educacionais. Acredito que através da Associação serão possíveis muitas eficiências, principalmente no desenvolvimento de produtos educacionais, como, por exemplo, a previsão de economia entre 15% e 73% ao ano pela compra e desenvolvimento em parceria entre as diversas entidades associadas em produtos como: MBAs, e-learning e treinamentos gerenciais. A Abec também se incumbirá de pesquisar, desenvolver e disponibilizar produtos educacionais, melhores práticas e métricas em educação corporativa.

A Embratel é co-fundadora da Abec. Sua representante Ana Rosa Choupard, gerente-geral de desenvolvimento de recursos humanos e diretora-executiva de RH da Embratel, é também a vice-presidente da Abec. Segundo Ana Rosa, existem diversas razões para a Embratel participar da Abec. Primeiro, porque é a união de organizações que vêm reforçando fortemente a educação corporativa, apoiadas pela genuína crença nas pessoas, como alavancadoras naturais de suas estratégias competitivas.

Além disso, ela destaca, em segundo lugar, a própria razão de ser da Abec, que é representar junto aos órgão oficiais o anseio em registrar desde a brutal contribuição qualitativa e financeira das empresas, na qualificação e complementação da formação de trabalhadores, até o compartilhamento de demandas e conhecimentos com o segmento educacional por meio das parcerias para desenvolvimento de conteúdos de programas de capacitação ou atividades de P&D.

Nosso sonho é o de que a Abec possa ajudar na potencialização dos imensos desafios de capacitação técnica dos diversos segmentos produtivos para o ingresso definitivo na sociedade do conhecimento.