Título: Claro lança conceito para segurar os clientes jovens
Autor: Thaís Costa
Fonte: Gazeta Mercantil, 14/09/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-13

Eles terão acesso a vídeos, hits, jogos, torpedos, imagens e ingressos. Com doze meses de lançamento, a marca Claro registra expansão significativa de sua base; e, para mantê-la, lança uma nova estratégia de relacionamento e serviços agregados denominado Claro Idéias, que já existe na Telcel, no México, e em outros países da América Latina onde o grupo controlador ¿ América Móvil ¿ atua.

De setembro de 2003 até agora a Claro cresceu 66%, registrando 11,1 milhões de usuários em junho. "Somos a segunda maior operadora celular no Brasil e a terceira na América Latina, onde a coligada Telcel é a líder absoluta", disse Roberto Guenzburger, diretor de marketing da Claro.

O Claro Idéias não se constitui num único serviço ou produto, mas num conjunto deles, com o objetivo principal de "trazer o universo do jovem para dentro do celular", segundo Guenzburger. O conceito abrange um portal na internet, serviços de informação, distribuição de ingressos de cinemas, shows e eventos, sem esquecer dos serviços antigos, como torpedos, e os mais recentes de download de música, vídeos, fotos e jogos em linguagem Java.

"Tudo já existia, mas uma pesquisa mostrou que o cliente tinha dificuldade de percepção do conjunto", afirmou o executivo. Por trás disso, existe a convicção de que está nos dados, e não na voz, o caminho da evolução de receita, como ocorre na Europa e Ásia.

Um contrato de exclusividade foi fechado com a MTV do MegaLiga, de forma a exibir vídeos exclusivos. Outro acordo foi firmado com a Universal Music, gravadora multinacional, para baixar sons de várias astros como Bob Marley e da banda irlandesa U2.

Um terceiro contrato foi fechado com o DJ Patife, bem como um circuito de shows vai percorrer onze cidades, de dezembro a janeiro. A promoção "Bandas de Garagem" vai abrir espaço para os grupos novos. "Todo mês, dez composições serão selecionadas e poderão ser baixadas pelos clientes. A melhor delas ganhará como prêmio a gravação de CD e videoclip.

O "Toque de Arte" é o conceito que vai levar às telinhas dos celulares ilustrações de arte de rua.

Uma campanha publicitária assinada pela AlmapBBDO vai lançar o novo conceito por meio de inserções na tevê, outdoors e mídia impressa.

A troca de torpedos (mensagens curtas de texto pelo celular) tem crescido muito e deve continuar assim. "Em março, os clientes Claro trocaram 60 milhões de torpedos. Em junho, o número saltou para 85 milhões e daqui para frente queremos triplicar esse número", afirmou Marco Quatorze, gerente de produto da Claro.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o País terá 58 milhões de celulares em dezembro, mas a Claro não divulga suas estimativas.

A Claro informou estar resolvendo os problemas com bilhetagem, depois de deixar 2% da base sem contas. "A plataforma já está voltando ao normal", disse Guenzburger.