Título: Juro futuro já incorpora alta da taxa Selic
Autor: Silvia Araújo
Fonte: Gazeta Mercantil, 14/09/2004, Finanças & Mercados, p. B-1

O mercado praticamente já acomodou as apostas para o resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que define entre hoje e amanhã o juro básico da economia. Embora os analistas ainda estejam divididos entre manutenção e alta entre 0,25 ponto e 0,50 ponto para a Selic, ontem os investidores optaram por manter suas posições.

O volume de negócios no mercado futuro traduziu esse comportamento. O contrato de outubro, que projeta a estimativa do mercado para a taxa básica no último dia de setembro, sinalizou juro de 16,11% ao ano. O volume de contratos negociados foi de apenas 12 mil. O vencimento de janeiro, o mais líquido, contou 152 mil contratos, com projeção de 16,87% para a virada do ano.

A pesquisa de mercado que o Banco Central realiza com as instituições financeiras mostrou que os analistas esperam que o juro encerre o ano em 16,5% ao ano, sendo que o primeiro ajuste para a taxa básica ocorreria em outubro.

Enquanto o mercado reduz o volume de operações na renda fixa no aguardo do anúncio da Selic, no câmbio, aproveitam a cotação ao redor de R$ 2,90 para compras pontuais. A moeda norte-americana fechou em alta de 0,24%, a R$ 2,908. A tendência, no entanto, ainda é de baixa, segundo os especialistas que chamam a atenção para as captações no mercado externo