Título: Ministros garantem aeroportos
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 16/04/2011, Economia, p. 23

INFRAESTRUTURA Miriam Belchior e Wagner Bittencourt contestam o Ipea e asseguram que obras serão aceleradas para a Copa de 2014

Um dia após o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgar relatório alertando sobre riscos de atrasos no cronograma de investimentos nos 13 aeroportos das cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014, o governo assegurou que as obras serão concluídas em tempo. ¿Não vamos passar vergonha. O Brasil fará bonito¿, disse ontem a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela lembrou que Alemanha e África do Sul, sede das duas últimas Copas, também enfrentaram atrasos, mas ¿tudo saiu correto¿. ¿No Brasil não vai ser diferente¿, garantiu.

O engenheiro Wagner Bittencourt, nomeado para chefiar a Secretaria de Aviação Civil (SAC), que tem status de ministério, se reuniu pela manhã com a ministra Miriam, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo Vale, e o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz.

Na saída do encontro, o ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) evitou aumentar a polêmica envolvendo o relatório do Ipea, órgão do próprio federal. ¿Sempre levamos em consideração qualquer subsídio. Toda contribuição é bem- vinda¿, disse. O ministro da SAC tentou minimizar a importância da reunião dizendo ser ela ¿de rotina¿ e reforçou que o cronograma de investimentos é ¿adequado¿ e ¿deverá atender as necessidades da Copa¿.

Aumento de custos ¿Estávamos discutindo a estratégia para acelerar as obras dos aeroportos e que elas possam atender a demanda não só da Copa e das Olimpíadas, mas também dos próximos anos¿, afirmou. ¿Estamos discutindo várias medidas. Isso é um planejamento que já vem há algum tempo¿, acrescentou. Ele deverá se reunir com a presidente Dilma Rousseff, em viagem na Ásia, ainda este mês para definir as medidas a serem adotadas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero serão vinculadas à SAC, que ainda não tem sede própria e sim uma sala no Ministério da Defesa.

Uma das preocupações de especialistas com os atrasos nas obras dos aeroportos é o aumento dos custos, que tenderão a mais do que dobrar em função de urgência. A criação da secretaria, inclusive, é justificada para dar mais agilidade ao setor aéreo e conduzir processos de concessão dos terminais aeroportuários à iniciativa privada. Um dos responsáveis pelo relatório do Ipea, Carlos Campos Neto, alertou que, mesmo que ocorram as concessões, o prazo médio para a construção de terminais é de sete anos e meio, ou seja, depois da Copa e das Olimpíadas.

A Infraero anunciou ontem que abriu a licitação para as obras do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), cujos projetos estão orçados em R$ 44,6 milhões. O diretor de infraestrutura de aeroportos da Anac, Rubens Carlos Vieira, avisou ontem em São Paulo que o edital de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), deverá ser publicado em duas semanas.