Título: Estatal começa a produzir extrapesado
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 02/04/2008, Infra- estrutura, p. C4

Rio, 2 de Abril de 2008 - Um novo navio-plataforma da Petrobras entrou em operação e vai produzir 15 mil barris de petróleo extrapesado por dia, um projeto-piloto que poderá otimizar a produção desse tipo de óleo no País. O FPSO está situado no campo de Badejo, na Bacia de Campos (RJ), e é a primeira plataforma projetada para produzir petróleo extrapesado no País. A capacidade de estocagem da unidade é de 200 mil barris.

"É uma missão da Petrobras transformar recursos em riquezas e, desde o início do projeto, a empresa mostrou mais uma vez seu poder de realização ao produzir o primeiro petróleo do reservatório de Siri. Por isso, considero hoje o primeiro dia do futuro", disse o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

A empresa disse que a existência de petróleo no reservatório de Siri é conhecida desde 1975, mas os primeiros testes apresentaram vazão de petróleo muito baixa e a comercialização foi considerada inviável. Com a nova tecnologia e o barril de petróleo atingindo marcas recordes, acima dos US$ 100, reservatórios como o de Siri voltaram a ter a atenção da empresa..

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 4)(Reuters)