Título: Rio poderá pedir socorro a Cuba
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/04/2008, Nacional, p. A4
Rio e São Paulo, 3 de Abril de 2008 - O Rio de Janeiro pode pedir ajuda a Cuba para combater a epidemia de dengue no estado caso as medidas que estão sendo tomadas, como a contratação emergencial de pediatras de outros estados, não surtirem efeito, afirmou ontem o governador Sérgio Cabral Filho.
"Até domingo eu e o secretário de Saúde estaremos avaliando (pedir ajuda), porque Cuba tem excelente tradição na área de saúde pública, de solidariedade com os povos que precisam de apoio", disse Cabral a jornalistas após evento no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, uma das áreas com maior número de casos de dengue na capital fluminense.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, rechaçou na quarta-feira o título de "ministro da dengue" usado pela oposição e afirmou que em anos eleitorais é difícil combater a doença no Brasil. "Existe uma lição que o Brasil já deveria ter aprendido e não aprendeu. Todos os anos que há disputa eleitoral nos municípios a guerra contra a dengue perde. Se desmobilizam programas e servidores e se faz politicagem menor com algo tão grave. Isso é um absurdo", afirmou Temporão a jornalistas, em Brasília. O ministro manifestou preocupação com o aumento de casos de dengue nos Estados de Rondônia, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte e Bahia
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(Agência Brasil e Reuters)