Título: Empréstimo útil para cinco milhões de empreendedores
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/04/2008, Editoriais, p. A2

|O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assegurou no seminário "Trabalho, Empreendedorismo e Autonomia da Mulher", realizado na sede do banco, que há onze meses, quando assumiu o cargo, recebeu a tarefa do presidente Lula de "olhar pelos pequenos, procurando reparar as desigualdades". A oportunidade de atender ao pedido do presidente está posta: o Banco do Nordeste (BNB), uma referência na América Latina nas operações de microcrédito, quer firmar uma parceria com o BNDES para exportar seu modelo para outras regiões do País, procurando atender exatamente aos pequenos empreendedores, que hoje têm pouco acesso a financiamentos oficiais.

Os números embutidos na possibilidade aberta pelo BNB são impressionantes. A instituição quer emprestar recursos diretamente a um milhão de empreendedores informais até 2011, sem esquecer as parcerias que podem gerar beneficiários do mesmo método em outros bancos. É preciso lembrar que a Resolução 3.422 do Banco Central (BC) obriga os bancos a destinar 2% dos depósitos à vista para fins de compor carteira especial para microcrédito. A alternativa é deixar esse dinheiro na guarda do BC, sem rendimento de qualquer valor. O BNB pode, inclusive, adquirir parte desses recursos de outras instituições que não desenvolveram ainda os mecanismos de concessão e gestão de microcrédito.

O fato é que o BNB detém o know how para essa operação. Neste ano, o banco já atingiu 306 mil clientes nesse programa, focado absolutamente no crédito para baixa renda. A melhor evidência dessa opção é que 45% desses financiamentos foram feitos para famílias que são beneficiárias do Bolsa Família, o programa social do governo federal utilizado para distribuir renda por meio de políticas compensatórias a famílias carentes. Atuando apenas no Nordeste, o BNB já alcançou 14% do universo de 2,7 milhões de pessoas que podem vir a ser beneficiadas pelo programa de atendimento ao microcrédito. (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 2)