Título: Lula teme otimismo exagerado
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/04/2008, Nacional, p. A4

Porto Alegre, 4 de Abril de 2008 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que é preciso ter serenidade no atual momento econômico e que não deve haver excesso de otimismo. Segundo ele, é preciso muito investimento, muita serenidade neste momento em que a economia brasileira está bem, mas há sinais de que a principal economia do mundo não está. "Não podemos ficar exagerando no otimismo. É preciso que a gente tenha um olhar de lupa a cada santo dia para não permitir que a economia de um país como o Brasil seja contaminada pela crise americana", disse.

Lula ressaltou também que é necessário controle, para não permitir que a inflação volte. Com a inflação quem "ganha são os especuladores e quem perde muito são os trabalhadores assalariados". O presidente disse que os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão permitindo que a população viva um momento de recuperação da esperança e da auto-estima e criticou governos anteriores que, segundo ele, não fizeram a "lição de casa".

Lula fez discurso na Universidade Federal do Rio Grande, onde participou da inauguração do Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Na cerimônia foi assinado um termo de cooperação entre fundação e a Secretaria de Aqüicultura e Pesca para ampliar o Projeto Amazônia Azul, voltado para estudantes de oceanografia. Antes da cerimônia, ele visitou a plataforma de petrolífera P-53, da Petrobras, e vistoriou as obras do dique seco, que será utilizado para construção e reparo de plataformas de produção de petróleo.

Revolução socialista

O presidente também assinou atos do Programa Territórios da Cidadania, voltado a locais de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ao comentar o lançamento do programa, enfatizou o impacto do investimento de mais de R$ 11 bilhões, que este ano deverá atingir 958 municípios habitados por 24 milhões de pessoas.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(Agência Brasil e Reuters)