Título: Gomes de Barros é presidente do STJ
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/04/2008, Direito Corporativo, p. A12

O ministro Humberto Gomes de Barros assumiu ontem a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e definiu duas prioridades para seu curto mandato, que termina no dia 23 de julho, quando completa 70 anos e se aposenta compulsoriamente: resolver a questão da lista tríplice da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) destinada à vaga aberta pela aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro e fortalecer o Núcleo de Agravos da Presidência (Napre) com a inclusão de novos critérios de inadmissibilidade.

Segundo Gomes de Barros, é absolutamente indispensável que a questão da lista tríplice seja resolvida rapidamente e da maneira menos traumática possível. Para tanto, ele pretende reunir todos os ministros para colher opiniões e definir um denominador comum. "Vai prevalecer a tendência majoritária", ressaltou o ministro. Gomes de Barros ressaltou que o STJ já está desfalcado de cinco ministros e espera que a questão seja decidida durante sua gestão.

O ministro elogiou a criação do Napre, órgão que funciona como um filtro para recursos que não preenchem os requisitos de admissibilidade, medida que vem reduzindo o acúmulo de processos nos gabinetes da Corte. Em sua opinião, o Tribunal precisa adotar medidas urgentes e legais para reduzir a quantidade de recursos recebidos, e isso exige a criação de filtros para a admissão desses processos.

Já o ministro Cesar Asfor Rocha foi empossado ontem na vice-presidência do STJ.