Título: União Européia pede controles mais rígidos
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/04/2008, Finanças, p. B2

Os ministros vão esta semana solicitar aos países industrializados que compõem o Grupo dos Sete (G-7) que colaborem mais na formulação de soluções, segundo um relatório confidencial obtido pela Bloomberg News. Os ministros da Fazenda da União Européia (UE) disseram que a crise de crédito vai assolar suas economias até o final de 2009 e pressionaram por uma divulgação mais franca sobre a situação por parte dos bancos da região e por uma reação coordenada da parte dos governos do mundo inteiro.

Com o custo da tomada de empréstimos em euros tendo alcançado na semana passada seu maior patamar desde dezembro do ano passado, os dirigentes da Fazenda e presidentes de bancos centrais europeus encerraram dois dias de conversações realizadas em Brdo, na Eslovênia, no último sábado dizendo que o aperto do crédito ameaça cada vez mais minar o crescimento do continente. Eles concordaram em enrijecer a supervisão dos bancos e em instar essas instituições a se mostrarem mais abertas com relação à divulgação dos prejuízos que enfrentam decorrentes da crise do mercado de crédito imobiliário de alto risco (subprime) instaurada nos Estados Unidos.

Os ministros vão esta semana solicitar aos países industrializados que compõem o Grupo dos Sete (G-7) que colaborem mais na formulação de soluções, segundo um relatório confidencial obtido pela Bloomberg News.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 2)(Bloomberg News)