Título: Governo federal lança programa nas escolas
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/04/2008, Nacional, p. A4

O governo federal lançou, ontem, o programa que leva internet por banda larga à s escolas públicas. Participaram da solenidade o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros Hélio Costa, das Comunicações, Fernando Haddad, da Educação, e Dilma Rousseff, da Casa Civil.

O impacto positivo da tecnologia na educaçao já pode ser sentido em Tiradentes, cidade de 15 mil habitantes no interior de Minas Gerais. A diretora da Escola Municipal Marília de Dirceu, Hérice Glayse Conceição, assegura que os professores estão mais animados. A escola possui um laboratório com 20 computadores. Antes existia um videocassete e um televisor.

O ministro Hélio Costa explicou que o município recebeu o desafio de servir de modelo do programa de inclusão digital: "ÿ um marco do setor de comunicações no Brasil. Com muito orgulho, tenho a oportunidade de poder levar uma experiência bem-sucedida para todo lugar".

O alcance da parceria é restrito a colégios urbanos, mas, de acordo com o Ministério da Educação, cerca de 15 mil escolas rurais serão atendidas com banda larga em 2008 e 2009 por outra iniciativa do Ministério das Comunicações.

Até junho, a banda larga deve estar instalada em 2,1 mil escolas, e a meta é atingir 56,7 mil escolas públicas das áreas urbanas até 2010. A instalação ocorrerá de forma gradual, sendo 40% esse ano, outros 40% em 2009 e os 20% restantes em 2010.

Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, a velocidade, que atualmente é de 1 megabit, será duplicada a partir de janeiro de 2011, e periodicamente revista.

O programa é uma parceria do governo federal com quatro operadoras de telefonia: Telefônica, Brasil Telecom, Cercontel e Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC).

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(Redação)