Título: Oposição abre CPI exclusiva no Senado
Autor: Correia, Karla
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/04/2008, Politica, p. A9

Brasília, 9 de Abril de 2008 - Em reação à sistemática rejeição de requerimentos na CPI Mista dos Cartões Corporativos, onde a maioria governista tem atuado para blindar autoridades consideradas estratégicas para as investigações - como a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - a bancada oposicionista no Senado forçou ontem a instalação de uma CPI exclusiva da Casa, onde, acredita-se, o governo terá menos facilidade de manobra para controlar o caminho das investigações.[...]Nós defendemos a partilha de cargos na CPI do Congresso exatamente para construir o entendimento, colocado por terra esse entendimento, vai se fazer valer a proporcionalidade dos partidos" -------------------------------------------------------------------------------- Organizações, Empresas e Entidades Pessoas Datas Valores Localidades --------------------------------------------------------------------------------

Integra do texto

Brasília, 9 de Abril de 2008 - Em reação à sistemática rejeição de requerimentos na CPI Mista dos Cartões Corporativos, onde a maioria governista tem atuado para blindar autoridades consideradas estratégicas para as investigações - como a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - a bancada oposicionista no Senado forçou ontem a instalação de uma CPI exclusiva da Casa, onde, acredita-se, o governo terá menos facilidade de manobra para controlar o caminho das investigações.

Na interpretação do governo, a abertura da CPI no Senado signfica o fim do acerto selado durante a criação da CPMI garantindo que a presidência da comissão fosse ocupada por um membro da oposição. No caso, a senadora tucana Marisa Serrano (MS). Findo o acordo, governo e oposição se preparam para uma nova queda-de-braço, desta vez pelo comando da CPI do Senado. "Nós defendemos a partilha de cargos na CPI do Congresso exatamente para construir o entendimento, colocado por terra esse entendimento, vai se fazer valer a proporcionalidade dos partidos", afirmou ontem o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR).

O mesmo governo, mais cedo, prometeu "fazer de tudo" para evitar a instalação da CPI exclusiva do Senado, e partiu para o almoço entre líderes realizado na casa do presidente da Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) dizendo-se disposto a negociar. Na noite de segunda-feira, o Palácio do Planalto sinalizou, em reunião da coordenação política, que poderia recuar do estilo "trator" adotado na CPMI e permitir a aprovação de requerimentos de interesse da oposição, em esforço para evitar a comissão exclusiva.

Ontem, a Polícia Federal apreendeu cinco computadores que estavam instalados na Casa Civil como primeiro passo das investigações para descobrir o responsável pelo vazamento dos gastos com cartões do então presidente Fernando Henrique Cardoso e a esposa Ruth Cardoso. Os equipamentos passarão por perícia.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)()