Título: Selo que comprova menos gordura trans chega ao Brasil
Autor: Horvath, Sheila
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/04/2008, Comunicação, p. C8

Cresce o interesse das empresas em passar uma imagem politicamente correta para os consumidores. Seja pelo uso de embalagens diferenciadas, seja pela qualidade do produto. A Choices International Foundation lança no Brasil o projeto "Minha Escolha". Trata-se de uma iniciativa em que os fabricantes de alimentos oferecem ao consumidor produtos com quantidades reduzidas de sódio (sal), açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans. Para o consumidor reconhecer esses produtos nos supermercados, todos os produtos aprovados recebem um selo da entidade, criada há dois anos na Holanda. A fundação conta com um comitê formado por cerca de dez cientistas de diferentes países que fazem toda a análise dos alimentos para garantir que os índices dos nutrientes considerados fundamentais estejam abaixo do estabelecido pela entidade. Para formar os critérios do Programa Minha Escolha foram pesquisadas as recomendações dietéticas de 20 países e as da Organização Mundial de Saúde (OMS). Após receber o selo, o produto passa por revisões periódicas feitas por um grupo formado por especialistas nas áreas de saúde e nutrição. No Brasil, algumas empresas já adotaram o selo. Alguns molhos Knorr (Unilever) já podem ser encontrados com o selo Minha Escolha. O mesmo acontece para a linha de bebidas à base de soja Ades. As outras companhias do programa são, além de Unilever, Perdigão, Batavo e Nutrimental. "Um dos papéis da indústria é oferecer alimentos e produtos mais saudáveis para o consumidor e mostrar isso para ele", afirma o membro do conselho da Choices International Foundation, Christophe Meugnier. Por parte de Perdigão e Batavo, cerca de 50 produtos podem receber o selo do programa, segundo diretor-geral de negócios da Perdigão, José Antonio do Prado Fay. "É um passo importante para a indústria brasileira de alimentos", completa o executivo. A vice=presidente de negócios da Unilever e também representante das empresas brasileiras participantes do programa, Andrea Cruz Lima conta que está prevista uma campanha de comunicação para informar o consumidor sobre o uso dos selos nas embalagens. "Ainda não temos definida agência ou verba para essa ação, mas com certeza ela será realizada. Além disso, cada companhia pode utilizar o selo em suas ações", afirma. O selo Minha Escolha já está presente em mais de dois mil produtos de 90 empresas, em mais de 50 países. "Sem dúvida já era hora do programa chegar ao Brasil, pois cada vez mais o consumidor busca uma vida e uma dieta mais saudável", afirma Andrea. Outra empresa que aposta no uso da embalagem como uma ferramenta de comunicação para mostrar preocupações socioambientais é a Sadia. A partir de agora, as embalagens da companhia estão certificadas com o selo da Forest Stewardship Council (FSC), algo como Conselho de Manejo Florestal, entidade internacional que atesta o manejo responsável das florestas em todo o mundo. Isso significa que as embalagens feitas de papel cartão e papelão ondulado utilizadas serão desenvolvidas com práticas sustentáveis, incluindo processos como o manejo florestal, a fabricação do papel, a produção das embalagens e a impressão dos cartuchos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Sadia, Klabin e as gráficas Ibratec, Brasilgráfica e Gráfica Romiti e vem sendo acompanhada de perto pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Já as embalagens da Tetra Pak, nos diversos formatos e tamanhos, trazem um "Sinal Verde". O selo tem o objetivo de promover a conscientização do público consumidor sobre questões importantes como consumo de materiais renováveis, a coleta seletiva do lixo e a reciclagem. A empresa cliente escolhe qual sinal e mensagem adotará em suas embalagens. (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8)()

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