Título: Na base da propina
Autor: Sassine, Vinicius ; Iunes, Ivan
Fonte: Correio Braziliense, 19/04/2011, Política, p. 2

O deputado Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR) e o senador Ivo Cassol (PP-RO) afirmam ter sido autuados com multas milionárias. Quartiero acumula R$ 60 milhões em autos de infração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), segundo ele próprio. Ivo diz que suas multas chegam a quase R$ 1 milhão. Os dois criticam o sistema de punição aos produtores rurais que desmatam para plantar.

¿Isso tem uso político e é feito para inviabilizar a produção agrícola¿, afirma Quartiero. Ex-prefeito da cidade de Pacaraima (RR) e grande produtor de arroz, o deputado chegou a ser preso pela Polícia Federal em função da demarcação de Raposa Serra do Sol. Quartiero afirma que, em Roraima, os grandes agricultores só conseguem produzir na base do ¿propinômetro¿. ¿A propina é paga a funcionários do Ibama, da Funai e do Incra. Esses servidores estão na `pole position¿ de corrupção¿, acusa.

Cassol sustenta que o Ibama o acusa por um crime cometido numa propriedade vizinha, no município de Alta Floresta d¿Oeste (RO). ¿As coordenadas das multas não correspondem às terras dele¿, diz a assessoria do parlamentar.

Em nota, a senadora Kátia Abreu (ex-DEM-TO) afirma que a multa aplicada foi impugnada em processo que ainda tramita na Justiça Federal. ¿A autoridade julgadora concedeu liminar suspendendo a multa.¿ Um termo de compromisso foi firmado com o Ibama, segundo a assessoria. ¿O termo, devidamente cumprido, regularizou a situação da senadora.¿

Autuado por destruir uma área de preservação e por deixar de recompor uma área verde na Praia de Mamucabinhas (PE), o deputado Augusto Coutinho (DEM-PE) diz que a multa se refere à construção de um muro de contenção numa casa. ¿O mar entrou muito na casa. Quando o muro estava quase pronto, o Ibama chegou lá e parou a construção.¿ Segundo o deputado, a casa de praia está num terreno de 30m. ¿Eles deram a licença para que eu construísse o muro, e depois desse processo todo recebi a multa.¿ O Correio tentou ouvir ainda o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A assessoria de imprensa informou que ele estava em viagem e, por isso, incomunicável. (VS)