Título: Etanol não afeta alimentos
Autor: Aguiar, Isabel Dias de
Fonte: Gazeta Mercantil, 14/04/2008, Agronegocio, p. C7

Brasília, 14 de Abril de 2008 - A investida do Brasil para aumentar a produção de etanol a partir da cana-de- açúcar não vai atravancar os esforços para elevar a produção de alimentos, disse o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. "No Brasil, os biocombustíveis não concorrem com os alimentos", acrescentou. "``Não é o que acontece em outras partes do mundo".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a alta dos preços dos alimentos está alimentando a inflação e que o país precisa produzir mais alimentos. No início desta semana, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse estar preocupado com a possibilidade de que os biocombustíveis aumentem os preços dos alimentos no mundo inteiro.As cotações mundiais dos alimentos aumentaram 57% no mês passado, em comparação com o mesmo mês de 2007, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, pelas iniciais em inglês). Países como Indonésia e Egito tiveram distúrbios sociais devido à alta dos preços.

"O Brasil tem capacidade de alimentar sua população e a produção de biocombustíveis para atender à demanda interna", disse Stephanes. A produção agrícola do país vai crescer 6% este ano e deverá aumentar mais 6% em 2009, dependendo das condições climáticas, disse ele. Segundo o Ministério da Agricultura, a safra de soja e de milho deve ultrapassar os recordes alcançados em 2007.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7)(Bloomberg News