Título: UE mantém projetos para biocombustíveis
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/04/2008, Agronegocio, p. C6

Bruxelas, 15 de Abril de 2008 - Apesar das duras críticas, os biocombustíveis não serão abandonados pela União Européia (UE), que teme ser obrigada a rever todo o seu programa de luta contra o aquecimento global. Os biocombustíveis vêm sendo acusados de representar um "crime contra a Humanidade", e uma "ameaça ao meio ambiente".

"Não se planeja no momento suspender os objetivos fixado para os biocombustíveis", afirmou nesta segunda-feira Barbara Helfferich, porta-voz do Comissário para o Meio Ambiente Stavros Dimas.

Em 2007, os 27 membros da UE haviam se comprometido com uma redução de 20% dos gases de efeito estufa até 2020, e com um aumento de 20% da parte de energias renováveis no consumo energético total do bloco e de 10% dos biocombustíveis no transporte.

Em 14 de março, os líderes europeus ratificaram em Bruxelas a determinação de chegar a um acordo até o fim do ano sobre este plano de ação, apesar de não esconderem as preocupações sobre as conseqüências para as indústrias e os possíveis efeitos negativos dos biocombustíveis.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6)(AFP)