Título: Celular tem o melhor março em dez anos
Autor: Costa, Thaís
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/04/2008, TI & Telecom, p. C7

São Paulo, 18 de Abril de 2008 - Impulsionado pelo crescimento econômico, o número de pessoas que aderiram ao mercado de telefonia celular foi o mais alto dos últimos dez anos para o mês de março: 1.688 584. No mesmo mês do ano passado, o volume de novos usuários foi 75% inferior, tendo totalizado 965.728. E no ano anterior, em 2006, o total de habilitações havia sido de 1.343.401 usuários. Conforme levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o cômputo de março eleva o número de clientes de teles celulares no País a 125.811.063, indicando evolução de 1,36% em relação a fevereiro. O número de assinantes pós -pagos equivale a 19,13% do universo de telefones celulares, ou 24.062.416. Enquanto isso, a grande parte do mercado se refere a usuários pré-pagos, totalizando 80,87%, ou 101.748.647. Essa proporção, segundo a Anatel, se mantém inalterada desde 2004, muito embora todas as operadoras - Vivo, Claro, Oi, TIM, Brasil Telecom, CTBC e Sercomtel - desenvolvam um trabalho de fidelização que tenta atrair os cliente para o sistema pós-pago. O crescimento acumulado dos últimos doze meses, de 23.658.626, equivale a 23,16%. Teledensidade aumenta O avanço da penetração do telefone celular na população brasileira mantém-se acelerado. A taxa de 1,25% que caracterizou o mês de março levou a teledensidade a 65,90%, 11,65 pontos porcentuais acima do índice registrado em março de 2007, de 54,25%. Segundo a Anatel, houve crescimento de 21,47% em um ano. Comparado a países nos quais o mercado de telecomunicações é maduro, o índice de teledensidade ainda é baixo no Brasil. Itália, Finlândia e Suécia exibem 100% de penetração ou até mais, caracterizando mais de um telefone celular por pessoa. Brasília se mantém na liderança da teledensidade, com 120,83%, seguida pelo Rio, com 82,07% e Mato Grosso do Sul, com 80,03%. A região Norte lidera o crescimento com 28%, tendo saltado de 38% para 49% em doze meses. Mesmo antes de consolidar a clientela da Telemig, a Vivo continuou à frente com 27,28% de fatia de mercado, seguida pela TIM (25,87%), Claro (24,78%) e Oi (13,78%). (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7)()