Título: Mendes assume a presidência do STF
Autor: Correia, Karla
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/04/2008, Direito Corporativo, p. A11

Brasília, 24 de Abril de 2008 - Um pequeno teatro de sutilezas políticas e pequenas querelas se desenrolava no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) enquanto magistrados discursavam na posse do novo presidente do tribunal, ministro Gilmar Mendes. O figurino sisudo da platéia, que pouco se aventurou além do preto e dos matizes de cinza, mal camuflava o animado fervilhar de cochichos entre políticos de variadas colorações partidárias.

Os 50 minutos de discurso do ministro mais antigo do Supremo, Celso de Mello foram demais para o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho que, para o desespero de seus assessores, cochilou enquanto Celso se desmanchava em elogios à ministra Ellen Gracie, que deixa a presidência do tribunal. Um providencial copo d""água foi servido para acordar o chefe do Legislativo. Do lado oposto do plenário, entretanto, o clima estava bem mais tenso. Sentaram-se lado a lado os ex-presidentes José Sarney (PMDB), Fernando Collor de Mello (PTB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Eram observados a distância pelo rei Pelé que, colocado entre os melhores assentos do plenário a convite do santista Gilmar Mendes, assistia a tudo com soberano alheamento. Collor ao centro, Sarney à sua esquerda e FHC à direita. Impávidos, de queixo erguido, mal se falaram durante a maior parte da cerimônia, em um desconforto evidente.

O ministro Gilmar Mendes tomou posse como presidente do STF para o biênio 2008-2010. Como vice-presidente, assumiu o ministro Cezar Peluso. Um rigoroso esquema de segurança foi montado para a cerimônia. O prédio do Supremo foi isolado com grades para permitir apenas a entrada das autoridades, convidados, funcionários e credenciados.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 11)()