Título: Desafio de Lugo será combater a pobreza
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/04/2008, Internacional, p. A14

O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, disse ontem que o combate à pobreza será um dos principais desafios de seu governo, que em quatro meses assumirá a administração de uma das economias mais pobres da região.

Lugo foi eleito com aproximadamente 40% dos votos nas eleições presidenciais de domingo, segundo os últimos dados oficiais, em uma votação histórica que colocou fim a 61 anos do governo de centro-direita do Partido Colorado.

O ex-bispo católico comandará uma economia que cresceu 6,4% em 2007 graças a um aumento das exportações agropecuárias, mas com quase 40% da população vivendo na pobreza. O desemprego alcança cerca de 11% da população economicamente ativa, mas aproximadamente um quarto destas pessoas têm empregos informais.

"Um dos grandes temas e desafios é a geração de empregos e oportunidades para a maioria dos cidadãos", disse Lugo em uma conferência de imprensa em seu terceiro dia como presidente eleito.

A vitória do bispo representa um dilema para a Igreja Católica. O Vaticano opõe-se declaradamente à nomeação de clérigos para cargos políticos, mas não está claro se a Igreja estaria pronta para privar de seu hábito o homem descrito por seus simpatizantes como o "bispo dos pobres". Lugo desistiu de ser bispo três anos atrás, afirmando sentir-se impotente para ajudar as classes pobres do Paraguai.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 14)(Reuters)