Título: Heróis e princesas aquecem as vendas
Autor: Horvath, Sheila; Maia Filho, José Pacheco
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/04/2008, Empresas e Negocios, p. C1

24 de Abril de 2008 - O uso de heróis consagrados como Batman e Super-homem - e princesas como Cinderela e Branca de Neve - soma-se a personagens de filmes, novelas e séries de TV para fortalecer as vendas de brinquedos no varejo. [...]A empresa trabalha para este ano lançamentos com Speed Racer, Homem de Ferro, Hulk As Crônicas de Narnia ? Príncipe Caspian, Wall-e, um robô, e High School Musical 3. -------------------------------------------------------------------------------- Organizações, Empresas e Entidades Pessoas Datas Valores Localidades --------------------------------------------------------------------------------

Integra do texto

24 de Abril de 2008 - O uso de heróis consagrados como Batman e Super-homem - e princesas como Cinderela e Branca de Neve - soma-se a personagens de filmes, novelas e séries de TV para fortalecer as vendas de brinquedos no varejo. "Hoje, a licença é fundamental no mercado de brinquedos", afirma o diretor comercial da Gulliver, Paulo Benzatti. Cerca de 80% dos itens comercializados pela empresa são licenciados.

A preferência do consumidor vai dos heróis e princesas aos filmes do ano. Na categoria infantil, o destaque fica para os Backyardigans - uma turma de amigos formada por um alce, um pingüim, um canguru e uma formiga, que vivem diferentes aventuras no quintal de suas casas. "Foi uma das licenças que mais comercializamos no final do ano passado. É uma promessa de sucesso para 2008", comenta a executiva de marketing da Exim Character, que detém a marca no Brasil, Marina Bertolozzi Sousa.

"Cerca de 40% dos negócios da empresa vêm do licenciamento", conta o gerente de produto da Grow, Gustavo Arruda. Ele explica que os brinquedos baseados em filmes têm um ciclo de vida mais curto, de um ano a um ano e meio. "As crianças estão sempre em busca de algo novo", completa. A empresa trabalha para este ano lançamentos com Speed Racer, Homem de Ferro, Hulk, Hanna Montana, As Crônicas de Narnia ? Príncipe Caspian, Wall-e, um robô, e High School Musical 3.

Conhecida por seus quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, a companhia começa a utilizar personagens em alguns de seus clássicos, como o jogo Can-Can, que pode ser encontrado nas versões High School Musical e Marvel Heroes. "Também vamos lançar o Master Jr. do High School Musical com o conteúdo dos três filmes", diz Arruda.

A Grow, inclusive, inicia uma campanha publicitária na TV por assinatura para divulgar seus principais títulos de jogos: Imagem & Ação, Super Trunfo, Can-Can, War, Perfil e Master. "Apesar de todos os novos meios de entretenimento, os jogos de tabuleiro ainda se mantêm. Eles representam de 30% a 40% do faturamento da empresa", afirma o executivo. A estratégia, além de alavancar os negócios da companhia, serve também para todo o segmento. (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1)(S. H.)