Título: Peter Allgeier vem ao Brasil para tratar de Alca
Autor: Daniele Carvalho
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/09/2004, Internacional, p. A-9
O co-presidente da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), pelos Estados Unidos, Peter Allgeier, virá ao Brasil na próxima semana para tratar da travada negociação do acordo hemisférico. O outro co-presidente é o embaixador brasileiro Adhemar Bahadian. A fraude à propriedade intelectual é um dos outros temas que Allgeier tratará com autoridades brasileiras, segundo o embaixador norte-americano para o Brasil, John Danilovich.
Sobre a Alca, Danilovich disse que "as conversas vão prosseguir normalmente, mas por conta das eleições (presidenciais) norte-americanas, que serão realizadas em novembro, poderão ocorrer atrasos". Segundo o embaixador, é difícil prever quando as negociações terminarão. Pelo cronograma atual, a data seria janeiro de 2005, mas as conversações estão emperradas desde o início do ano.
O embaixador disse que a fraude à propriedade intelectual é uma das questões mais importantes a serem resolvidas. "Trata-se de um crime. O setor farmacêutico é o principal afetado, mas artistas e compositores também sofrem com este problema. As empresas americanas perdem cerca de US$ 800 milhões por ano com a pirataria praticada em todo mundo."
Para o embaixador, a reaproximação do Mercosul com a União Européia, com a reunião entre ministros do Brasil e o Comissário europeu de Comércio, Pascal Lamy, em Brasília, no último domingo, não atrapalhará as negociações da Alca. Para ele, as conversas entre os dois blocos têm se intensificado para que se encerre junto com a mudança de comissários europeus, no final de outubro . "No caso da Alca, temos datas mais flexíveis", afirmou o embaixador, que participou de palestra a empresários da Câmara de Comércio Americana. "Acho importante que os países cheguem a acordos de livre comércio", disse ele. E completou que não importa quais sejam os blocos envolvidos na negociação. "Vemos com bons olhos a aproximação com a União Européia."