Título: Vontades distantes do real
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 21/04/2011, Brasil, p. 10

O Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que completará três anos no próximo dia 29, revelou, com dados concretos, o que já se suspeitava. Apesar de haver um grande número de interessados em adotar ¿ atualmente são 30.378 pretendentes ¿, o perfil de filho desejado faz com que poucos processos se concretizem. As contradições são claras. Enquanto quase 40% dos futuros pais e mães querem somente crianças brancas, 70% das crianças e adolescentes cadastrados são pretos ou pardos. A idade é outro empecilho, já que 15% dos aptos a serem adotados têm até 3 anos, limite etário aceito por 60% dos pretendentes. Quase 10% do total de 4.399 meninos e meninas disponíveis para a adoção hoje saíram do CNA por terem completado a maioridade.

¿É um número bastante elevado. Primeiro tem a questão cultural, os pretendentes querem crianças menores. O segundo motivo é que boa parte dessas pessoas já tinha 15, 16 anos quando chegaram para a adoção¿, diz o juiz Nicolau Lupinhaes Neto, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para Fabiana Gadelha, diretora jurídica do Aconchego, grupo de apoio à adoção no Distrito Federal, o dispositivo da lei que limita em dois anos a permanência da criança nos abrigos também colabora para o problema. ¿Concordo com a ideia de que o próprio lar é a melhor saída para um filho abandonado. Mas com a lentidão das estruturas, dois viram cinco, seis anos. Até que você trabalhe a família para tentar demovê-la da ideia de abandonar o filho, informe à Justiça que não obteve êxito, cumpra todos os requisitos, a criança já passou muito tempo na instituição¿, critica. (RM)

BEBÊ LARGADO EM CAÇAMBA Um bebê de idade estimada entre 7 e 10 dias foi abandonado, na noite da última segunda-feira, em uma caçamba de lixo, no bairro Boqueirão, em Praia Grande (SP). A menina foi deixada por uma mulher e, 23 minutos depois, descoberta por um homem, que procurou ajuda em uma escola próxima ao local. As imagens do resgate e do abandono foram registradas por câmaras de segurança da cidade. A mulher que largou a criança ainda não foi identificada. O bebê está internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Irmã Dulce.